Quando os Tupinambás vão às suas roças, não trabalham senão das sete horas da manhã até ao meio dia, e os muito diligentes até horas de vespera; e não comem n’este tempo senão depois d’estas horas, que se vem para suas casas: os machos costumam a roçar os matos, e os queimam e alim-. pam a terra d’elles; e ás femeas plantam o mantimento, e o alimpam os machos vão buscar a lenha com que se aquentam e se servem, porque não dormem sem fogo, ao longo das redes, que é a sua cama; as femeas vão buscar a aguá á fonte e fazem de comer; e os machos costumam ir lavar as redes aos rios, quando estão sujas.
Não fazem os Tupinambás entre si outras obras primas que balaios de folha de palma, e outras vasilhas da mesma folha a seu modo, e do seu uso fazem arcos e flexas, e alguns empalhados e lavrados de branco e preto, feitio de muito artificio: fazem cestos de varas, a que chamam samburá, e outras vasilhas em lavores, como as de rota da India: fazem carapuças e capas de pennas de passaros, e outras obras de penna do seu uso, e sabem dar tinta de vermelho e amarello ás pennas brancas; e tambem contrafazem as pennas dos papagaios com sangue de rās, arrancando-lhe as verdes, e fázem-lhe nascer outras amarellas: fazem mais estes indios, os que são principaes, redes lavradas de lavores de esteiras, e de outros laços, e umas cordas tecidas, a que chamam muçuranas, de algodão, que tem o feitio dos cabos de cabresto que vem de Fez.
Quando este gentio quer tomar muito peixe nos rios d’agua doce e nos esteiros d’agua salgada, os atravessam com uma tapagem de, varas, e batem o peixe de cima para baixo onde lhe lançam muita somma de umas certas bervas pizadas, a que chamam timbó, com o que se embebeda o peixe de maneira que se vem acima d’agua como morto; onde tomam ás mãos muita somma d’elle.
As mulheres d’este gentio não cozem, nem lavam; sómente fiam algodão, de que não fazem têas, como poderam; porque não sabem tecer; fazem d’este fiado as redes em que dormem, que não são lavradas, e umas fitás com passamanes e algumas mais largas, com que ennastram os cabellos. As mulheres já de idade tem cuidado de fazerem a farinha de