Página:Uma campanha alegre v1 (1890).pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre

e armada d’ouro, como nos campos de Platéa. Nada que para governar entre os homens o pensamento ou a conducta merecesse ficar archivado em tomos duraveis; — unicamente um riso immenso, troando, como as tubas de Josué, em torno a cidadellas que decerto não perderam uma só pedra, porque as vejo ainda, direitas, mais altas, da côr torpe do lôdo, estirando por cima de nós a sua sombra teimosa.

Ora vale a pena recolher, perpetuar este riso, esparso outr’ora em pamphletos leves? Ha por ventura utilidade em codificar assim a gargalhada? Aos milhares de livros que atravancam o mundo con. vém ajuntar um livro mais d’onde nada sae, quando aberto, senão o rumor fugidio e remoto de risadas de ha vinte annos, tão mortas como as rosas d’então?

Penso que não. E, por determinação minha, eu deixaria estas Farpas nos breves folhetos amarellos onde o Diabo ri por traz d’um oculo, já tão raros, e cada vez mais sumidos n’essa corrente vaga chamada «dos Tempos, que providencialmente vae acarretando tudo o que se tornou inutil, folhas de lirio e folhas de louro, os homens, as suas illusões immensas, e os seus pequeninos livros. Não o consentiu porém assim, por uma tocante superstição d’amizade, o meu camarada Ramalho