Página:Uma campanha alegre v1 (1890).pdf/239

Wikisource, a biblioteca livre

XXXIV

Setembro 1871.

Andavamos inteiramente esquecidos da’India! Uma clara manhá ella apparece violentamente no meio de nós, envôlta n’um telegramma do sr. visconde de S. Januario. Por essa occasião muito bom portuguez se admirou que a India ainda fosse nossa! Ella sahira, havia muito, das pompas solemnes do artigo de fundo. Quasi não apparecia nos orçamentos. Obscura, velha, arruinada, esteril, dobrada sobre si mesma, todos a suppunhamos unicamente occupada, nas brumas distantes, a comer o seu arroz! A noticia de que ella ainda tinha vitalidade bastante para se revoltar, —espantou! A certeza que ainda alli havia soldados, cidadãos, fortalezas, interesses, telegraphos, — quasi aterrou!

Uma vez que a gloriosa India ainda existia, era necessario que a respeito d’ella existisse o correspondente brio patriotico. Sacudiu-se o velho brio patriotico do pó e da caliça-e cada um envergou o velho brio patriótico!

Uma vez que a gloriosa índia ainda existia, era necessário que a respeito dela exis-tisse o correspondente brio patriótico. Sacudiu-se o velho brio patriótico do pó e da caliça — e cada um enve