velozes. O telegrapho está vibrante de impaciencia, para communicar aos governadores civis e aos coroneis a regeneração da patria. Os senhores correios de secretaria teem os seus corceis sellados! Porque emfim o ministerio regenerador vae dizer o seu programma, e todo o mundo se assôa com alegria e esperança!
– Tem a palavra o sr, presidente do conselho. — O novo presidente: «Um ministerio defasto apoiado, apoiado! exclama a maioria historica da vespera) cahiu perante a reprovação do paiz inteiaro. Porque, senhor presidente, o paiz está esorgaanisado, é necessario restaurar o crédito. E a unica amaneira de dos salvarmos...» Murmurios. Vozes: Ouçam! ouçam!
«...É por isso que eu peço que entre já em discussão... (attenção ávida que faz palpitar debaixo dos fraques o coração da maioria...) que entre em discussão — o imposto que temos a honra, etc. (apoiado! apoiado!)»
E n’essa noite reune-se o centro historico, hontem no ministerio, hoje na opposição. Todos estão lugubres.
«Meus senhores, diz o presidente, com voz acava. – O paiz está perdido! O ministerio regene«rador ainda hontem subiu ao poder, e doze horas
adepois já entra pelo caminho da anarchia e da