Página:Verne - Le Tour du monde en quatre-vingts jours.djvu/8

Wikisource, a biblioteca livre

cristais em cera perdida do Club que continha seu Xerez, seu Porto, ou seu Bordéus vermelho, misturado com canela e capilé; era por fim o gelo do Club — gelo a grande custo, entregado dos lagos da América — que mantinha seus refrescos em um estado agradável de frescura.

Se viver assim é ser excêntrico, há de concordar que tem algo de bom a excentricidade!

A casa em Saville Row, sem ser suntuoso, era recomendada por um extremo conforto. Ademais, com os hábitos invariáveis do inquilino, o serviço diminuía um pouco. Entretanto, Phileas Fogg exigia do seu doméstico único uma pontualidade e uma regularidade extraordinárias. Esse mesmo dia, o 2 de outubro, Phileas Fogg partira do James Forster, — esse menino sendo culpado de entregar-lhe para seu bigode água a oitenta e quatro graus Fahrenheit em lugar de oitenta e seis, — e esperava o sucessor desse menino, que devia se apresentar entre as onze e as onze e meia.

Phileas Fogg, sentado direito na sua poltrona, os dois pés juntados como os soldados em desfile, as manos postas nos joelhos, o corpo aprumado, a cabeça erguida, olhava os ponteiros do relógio, — um aparelho complicado que indicava as horas, os minutos, os segundos, os dias, a data, e o ano. Soando as onze e meia, Mister Fogg devia, seguindo seu hábito quotidiano, sair da casa e dirigir-se ao Reform Club.

Naquele momento, batia-se à porta do pequeno salão em que Phileas Fogg ficava.

James Forster, o demitido, apareceu.

— O novo doméstico, — disse ele.

Um menino de uma trintena de anos mostrou-se e saudou.

— Você é francês mas você se chama John? — perguntou-lhe Phileas Fogg.

— Jean, se não desagrade ao Senhor, — respondeu o recém-chegado, — Jean Passepartout, um sobrenome que me é apropriado, e que justificava minha aptidão natural a passar bem por qualquer dificuldade. Creio que sou homem honesto, mas, se eu poder ser franco com o Senhor, tenho tido muitas profissões. Fui cantor ambulante, escudeiro em um circo, fazendo da acrobacia como Léotard, e do funambulismo como Blondin; pois, tornei-me em professor de ginástico para fazer mais úteis meus talentos, e, por último, sargento de bombeiros em Paris. Eu mesmo tenho no arquivo uns incêndios destacados. Mas há cinco anos que deixei a França e que, querendo experimentar a vida familiar, estou doméstico na Inglaterra. Ora, encontrando-me sem lugar e havendo descoberto que o Senhor Phileas Fogg era o homem mais exato e mais sedentário do Reino Unido, eu me