Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/216

Wikisource, a biblioteca livre
152

para o lado sem moverem o corpo todo: alem disso, elles tem o maxillar inferior duro e immovel, tudo isto contrario ao uso da lingua, e só mastigam com o maxillar superior.

Eis porque agarram e devoram a presa de um só jacto, não precisando viral-a e reviral-a da garganta.

Disse S. Gregorio, que os crocodillos do Nilo chegavam a ter até o comprimento de 20 covados, a cor de açafrão, porem os do Maranhão e de suas circumvisinhanças não iam alem, como ja disse, de 10 ou 12 pés, com a differença tambem de habitarem aquelles, durante a noite, a agoa, e de dia a terra, porque busca o calor, visto serem no Egypto á noite as agoas quentes e a terra fria, e de dia vice-versa.

No Maranhão acontece o contrario: de noite ficam em terra, e de dia n’agoa, porque as agoas são frias á noite e quentes de dia, e a terra temperada.

A razão, porque este animal tem medo dos que o perseguem, e é atrevido contra os que fogem d’elle, é porque facilmente atira-se sobre este, e só com muita difficuldade se defende d’aquelles, sendo este procedimento o resultado de sua naturesa timida e assustada.

Tem só um intestino, porque não faz a primeira digestão nas carnes cortadas em bocadinhos.

Temem mais os selvagens que os francezes, e os do Nilo receiam mais os egypcios do que os estrangeiros, o que explica Solinus dizendo reconhecerem elles naturalmente pelo cheiro os que o guerreiam constantemente.

Disse um phisiologista, que quando elle devora alguem, chora a sua desgraça: não sei si será verdade.[NCH 69]

Alem d’estes exercicios, no Piry perseguem os selvagens as tartarugas, ahi em quantidade incrivel, e trazem-nas vivas tantas quantas podem.

Não são avarentos, antes sim por poucos generos alcançareis muitas.