Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/224

Wikisource, a biblioteca livre
160

em nossa presença, com as galinhas com que se familiarisou.

Dizem, e os francezes o asseveram por experiencia, que ha uma especie de lagartos grandes que apanham os frangos, e levam-nos para o matto, onde vão comel-os.

 


CAPITULO XLIV

Das aranhas, cigarras e mosquitos.


A vida do homem é comparada com a da aranha em muitos lugares da Escriptura Santa, especialmente no Psal. 89. Anni nostri sicut Aranea meditabuntur «nossos annos se passaram, serão contados e meditados como os da Aranha.»

Escreveo S. Isidoro, que a aranha é um verme do elemento do ar, n’elle nutrido, d’onde se deriva a etymologia do seo nome, nunca descança, sempre trabalha, de si tira com que formar sua teia, sempre em perigo por se achar ella, seos bens, e suas riquezas, suspensas n’um fio, mercê do menor sopro de vento, ou do capricho de um criado ou de uma camareira, que com um espanador destrua todo o trabalho.

Quereis mais bello espelho para considerar as desgraças e miserias d’esta vida?

Não perderei tempo referindo o que se sabe acerca da naturesa d’este verme, e apenas contarei o que achei de curioso e especial nas formigas do Maranhão, e antes de entrar na materia fallarei d’uma especie do tamanho de um punho de braço, e as vezes até maior.