Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/292

Wikisource, a biblioteca livre
228

sido entre elles o primeiro christão, e por saberem quanto nós o estimavamos.

Chamaram-no Pai-miry, «Padre pequeno ou o vigario dos Padres,» e na verdade bem merecia tal nome, porque desde que se fez christão nunca mais se descobrio n’elle vestigios do antigo homem, ou os máos costumes dos selvagens. Era grave, modesto, pouco fallador e raras vezes ria-se, e nada fazia que parecesse ser contrario ao christianismo.

Era este o regimen de vida que observava, e como mais velho fazia observar aos outros christãos:

1.º Pela manhã e á tarde reuniam-se todos na Capella: levantava-se um d’elles, ajoelhavam-se outros, e depois dizia um em seo idioma «em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo» e fazia o signal da Cruz, na testa, na bocca e nos peitos, no que era pelos outros imitado: punha depois as mãos, fixava a vista no altar, e recitava pausada e distinctamente a oração dominical, o symbolo dos Apostolos, os mandamentos de Deos e da Igreja, o que findo, si tinha alguma advertencia a fazer aproveitava a occasião, sinão, recolhia-se cada um á sua casa.

2.º Viviam em commum quando se achavam juntos, e para isso traziam o resultado de suas pescarias e caçadas para serem igualmente dividido entre elles, e antes de comerem, o mais velho recitava em sua linguagem o Benedicite, fazendo o signal da Cruz sobre si, e sobre as iguarias: tiravam todos o chapeo, faziam em si o mesmo signal e ninguem tocava na comida antes de abençoada.

Em quanto comiam não contavam coisas más ou que excitasse o riso, como fazem os Tupinambás; porem o mais velho dizia alguma coisa á respeito de Deos e da Religião.

3.º Nunca iam aos cauins e reuniões, conforme costumavam os Tupinambás: era um dos pontos principaes, que Martinho Francisco gravava no coração dos convertidos, isto é, que os cauins eram inventados por Jeropary para semeiar a discordia entre elles, e fazer com que praticassem