Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/327

Wikisource, a biblioteca livre
263

Não posso deixar de notar as particularidades seguintes:

1.ª Porque o diabo antes quiz tomar a forma de um morcego do que a de outro qualquer passaro.

2.ª Como o diabo imita a voz humana.

3.ª Da verdade d’estas novidades em França, e como é possivel, que saiba o diabo o que se passa no mundo.

4.ª Porque razão comia carne.

5.ª Da localidade por elle escolhida para discorrer com o seo Magico.

Para satisfazer a primeira, dizemos, que o axioma dos philosophos — todos procuram seos similhantes, é uma verdade provada quer nas coisas physicas, quer nas sobrenaturaes, porque o diabo, que por sua soberba se fez espirito immundo, busca de ordinario tomar as formas mais horriveis e immundas, que pode ser, para communicar-se com seos bons servos e amigos.

Bem sei o que disse S. Paulo — Ipse enim Sathanas transfigurat se in Angelum lucis «que Satanaz, transformado em camaleão, para seduzir os tolos, toma a forma de um Anjo de luz», isto é, reveste-se de bellas figuras, ou profere boas palavras para melhor fazer seo jogo.

As bonitas formas de mulheres e raparigas, que elle toma para melhor attrahir os homens luxuriosos, não tem outro motivo senão o desejo de chamar a si os individuos conforme sua inclinação.

Diz S. Thomaz, que por este motivo, não pode o diabo aborrecer naturalmente os Anjos felizes, porque tem parte na natureza d’elles, sendo impossivel amal-os em relação á justiça dos Anjos, e injustiça dos diabos.

D’esta conclusão deduso duas inclinações dos demonios: uma natural com que amam as coisas boas, ou pelo menos não as podem aborrecer, e a outra é proveniente da culpa e da soberba, com que procuram coisas immundas e abominaveis, e não podem proceder de diverso modo porque gostam da perversão do appetite, por culpa da natureza.