Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/330

Wikisource, a biblioteca livre
266

Asmodeo foi preso pelo anjo Raphael no fundo do deserto, e Satanaz pelo anjo do Apocalypse no fundo dos abysmos.

Este pobre, victima de legiões diabolicas, que Jesus-Christo livrou, dia e noite morava nos sepulchros dos defuntos.

Fingiam os antigos, que Cerberas, tirado do inferno, apenas vio a brilhante luz do sol principiou a vomitar Aconite, até que lhe foi permittido regressar ás suas cavernas tenebrosas.

Diga-se isto em relação ao feiticeiro da aldeia do grande Thion.

Quanto ao Pagy-uassu, das aldeias de farinha molhada, prevenio aos seos, alguns mezes antes, da chegada dos francezes, que breve chegavam os Caraybas, trazendo-lhes mercadorias, sendo para notar, que ignoravam a estada dos francezes na Ilha do Maranhão.

Com tal aviso vestiram-se uns de camisas, e outros de diversos factos do tempo, que outr’ora com elles moravam os francezes.

Assim vestidos foram ter com os habitantes das aldeias de Thion, e para assustal-os lhes disseram — «entregae-vos á nós, porque os francezes estão comnosco; olhae as roupas que nos deram.»

Estas palavras intimidaram muito a Thion e os seos, e pensavam em fugir quando chegaram os enviados dos francezes dizendo-lhes, que estes os veriam ver logo que elles mandassem suas embaixadas á ilha.

Por isto podeis ver, quanto o astucioso Satanaz dava poderes a estes pagys, fazendo-lhes prever coisas futuras.

Sua astucia porem não é tão grande, relativamente á predicção, porque via o esforço dos francezes visitando os povos visinhos, e tambem o desejo e a resolução de ir procurar essas nações, onde se achassem, e por tanto este bom criado advertio seo senhor.

Usam os diabos de outra maneira de fallar e de communicar-se com os diabos e com os feiticeiros d’este paiz, a saber,