Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/359

Wikisource, a biblioteca livre
295

Migan explicou-lhe muito bem a grandeza e o poder de Deos, e a pequenez dos homens, especialmente dos captivos de Satanaz.

Mostrou-se satisfeito, e me prometteo vir na manhã seguinte fallar commigo dos seos negocios.

Assim finalisou-se esta conferencia, e si retiraram para o Forte depois de ter cada um bebido um pouco de agoardente.

Vamos notar muito bellas particularidades n’este discurso, que não seriam entendidas ou passariam desapercebidas si não fossem indicadas.

Em primeiro lugar o falso zelo d’estes selvagens em conservarem sua autoridade e prestigio entre os seos, não fazendo acção alguma sem reflectir, pela qual possam ser mal apreciados pelos seos inferiores, tão levianos e imperfeitos como elles, e por conseguinte tão incapazes de entretêr os espiritos familiares como elles: supponhamos que para ter o gozo dos espiritos é preciso ser constante e grave, e não se deixar levar pelas primeiras informações. Pensando n’isto, vêde como os diabos abusam da luz natural do homem, que claramente nos faz vêr si desejamos conservar em nós o verdadeiro espirito de Deos, sendo conveniente banir a leviandade e inconstancia do nosso interior, reconcentrar-nos com firmesa, e nada fazer ou dizer, que não seja discutido e decidido pela rasão.

De outra fórma somos menores em relação a profissão do Christianismo, do que estes feiticeiros, que se esforçam a ser graves procurando conquistar a estima de seos similhantes.

Em segundo lugar notareis os effeitos do espirito diabolico, que são a soberba e a grande presumpção, que já se abriga até entre as coisas sagradas: tão grande é o seo veneno a ponto de querer atacar o seo contrario, visto não haver maior antagonismo do que entre o Espirito de Deos e o de Satanaz, a humildade de Jesus Christo e a soberba de Lucifer, a abnegação do Christão e a presumpção dos filhos do diabo!