Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/368

Wikisource, a biblioteca livre
304

todos os conhecimentos mostrando por seos gestos indizivel contentamento.

N’esta segunda visita, veio mais modesto, e acompanhado por poucas pessoas, sem muitos enfeites de pennas, e fallando com muito menos arrogancia do que o fez na primeira vez.

 


CAPITULO XVIII

Conferencia com o grande feiticeiro de Tapuytapéra.


O grande feiticeiro de Tapuytapéra era homem muito respeitavel, de boa estatura e bem feito, valente guerreiro, modesto, grave, e de poucas palavras: era muito amigo dos francezes, e gozava entre os habitantes do seo paiz do mesmo poder, que Pacamão em Commã, Japy-açú em Maranhão, o Arraia-grande entre os Caietés, Thion e Farinha-molhada entre os Tabajares, rico, e de muito bons filhos, que são fieis aos francezes e christãos, como d’aqui ha pouco diremos.

Veio ao Fórte de S. Luiz seguido por perto de tresentos a quatrocentos dos seos companheiros para fazel-os trabalhar nas fortificações, e regressar á seos lares depois de acabarem seo tempo, revesando-se assim, e nunca menos de dusentos a tresentos selvagens.

Durante as horas do trabalho assentava-se elle junto aos francezes mais graduados, ahi vigiava a sua gente, animava-a, e recommendava-lhe perfeição de obra.