Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/385

Wikisource, a biblioteca livre
321

alma, que está sentado acima do sól, que tem olhos mais claros que o sól e a lua, que nada se faz na terra, que elle não veja e observe tanto na tua patria como na nossa, ouvindo distinctamente as nossas palavras, as vossas preces nas Igrejas, escutando-as, e vindo todos os dias sobre os vossos altares, onde com elle fallaes, bem como todos os Caraibas com liberdade, até sem abrir a bocca, não deixando de perceber o que dizeis em vosso coração.

Disseste tambem, que foi elle quem vos mandou para cá afim de ensinar-nos estas coisas, a meo vêr muito bellas, e não me enfadarei de ouvil-as, porem o barco está prompto para regressar, e estão á minha espera minhas roças, que deixei boas para a colheita.

Tudo isto obriga-me a partir, alem de não ter trazido farinha commigo. —

Respondi-lhe, que si era só por falta de farinha, que elle se via constrangido a partir, que eu tinha alguma á sua disposição e de seos companheiros.

Agradeceo-me a seo modo, despedimos-nos reciprocamente, e elle partio.

 


CAPITULO XXI

Conferencia com o Onda, um dos Principaes de Commã.


Este Principal sempre foi o pae commum dos francezes em Commã honrando-os, respeitando-os, e defendendo-os contra todas as más indisposições suscitadas, como era costume,