Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/424

Wikisource, a biblioteca livre
360

9 (pag. 18)

É certo que os indios d’esta tribu foram contrarios aos francezes.

Ha na historia d’esta expedição um ponto, que não foi ainda bem esclarecido: o mais afamado capitão de indios de que se recorda o Brasil fez suas primeiras campanhas durante o dominio dos francezes.

O celebre Camarão, o grande chefe ou Morubixaba dos Tabajares, commandava 30 frecheiros na lucta entre la Ravardiere e Jeronymo de Albuquerque.

Convidado pelo governo portuguez para tomar parte n’esta guerra, partio de sua aldeia, no Rio Grande do Norte, e foi para o Presidio de N. S. do Amparo, no Maranhão, em 6 de setembro de 1614: seguio-o seo irmão Jacauna com um filho de igual nome, e de 18 annos de idade.

Depois de muitos annos Camarão, que teve tão boa escola, adquirio fama immortal nos fastos do Brasil por occasião da expulsão dos hollandezes. (Vide Memorias para a historia da Capitania do Maranhão, impressa nas Noticias para a historia e geographia das Nações ultramarinas.)

10 (pag. 18).

No Brasil não ha verdadeiros javalys, e nem este nome se pode dar aos Pecoris ou Tajassus, ou Porcos do Matto na linguagem dos naturaes. Não é extraordinaria a proesa do fidalgo, porque andando os pecaris sempre em bando basta chumbo grosso para matal-os. Martius deo a synomimia completa d’este animal no Glossaria linguarum brasiliensium. (Vide a divisão Animalia cum Synonimis, pag. 477.)

11 (pag. 18).

Um ajoupa é uma pequena cabana coberta de folhas e abertas por todos os lados.