Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/435

Wikisource, a biblioteca livre
371

32 (pag. 42).

Hans Staden prisioneiro, pelos Tupinambás em 1550, ao sahir do Forte da Bertioga suscitou grande discussão para saber-se com certeza, quem foi o primeiro que o tocou. (Vide la Collection. Ternaux Compans.)

33 (pag. 49).

Nada tem de extraordinario o nome d’este chefe, porem é necessario escrevel-o assim com mais exactidão, Ibira Pitanga. (Vide Ruiz de Montoya.) Lery escreveo Araboutan, Thevet Oraboutan. Desapparece esta celebre madeira cada vez mais das grandes florestas, onde íam buscal-os os nossos antepassados.

34 (pag. 51).

É um Tabajara quem falla, porem observamos, que a palavra Carbet não pertence á lingua geral.

O padre Ruiz de Montoya não a inserio no seo precioso Tesoro de la lingua Guarany.

É usado mais particularmente entre os Galibis e os outros povos de Guyana.

Resente-se esta expressão da visinhança da nossa colonia.

Convem fazer certa differenca entre os Carbets, ou casa grande, e as Ocas ou Tabas, que formavam a architectura rudimentar dos outros povos do Brasil.

Ouçamos a este respeito o Padre du Tertre. «No meio de todas estas casas, fazem uma grande, commum, a que chamam Carbet, a qual tem ordinariamente 60 ou 80 pés de comprimento, e é formada de grandes forquilhas de 12 a 20 pés de altura, infincadas na terra: sobre ellas collocam uma palmeira, ou outro tronco de arvore muito direito, que serve de cumieira, e n’ella ajustam caibros, que descem até tocar