Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/438

Wikisource, a biblioteca livre
374

Pensa o grande viajante, que esta terra secca ao sol, formando tulhas de bolasinhas, dispostas symetricamente, é procurada pelos selvagens por conterem particulas animalisadas e que a fazem nutritiva.

Prova o padre du Tertre, que tanto os indios das ilhas como os do continente comem terra, embora pense que seja por aberração de gosto.

«Todos comem terra, mães e filhos, diz elle, e a causa de tão grande aberração de gosto não pode proceder, penso eu, senão de um excesso de melancolia.» (Hist. nat. das Antilhas, habitadas pelos francezes. T. 2º, pag. 375.)

Não longe das regiões descriptas pelo padre Ivo, á margem do rio Ucayale, encontram-se ainda os indios Pinacos, cujo nome verdadeiro é Puynagas. Estes indios despresados por seos compatriotas, são afamados comedores de terra. A este respeito, entre outros, foi publicado um curioso opusculo de Mr. Moreau de Jonnès com o titulo de Observations sur les Geophages des Antilles. Paris. An. VI. Tem somente 11 paginas.

38 (pag. 73).

Na enumeração das diversas classes da infancia achamos ainda exactidão no padre Ivo, embora confundisse a letra N com a R: a palavra menino escreve-se Curumim nos Glossarios brasileiros. (Vide Gonçalves Dias, Diccionario da lingua Tupy. Leipzig, 1858 em 12.)

39 (pag. 81).

Gonçalves Dias chama a virgem Cunhã mucu. (Vide Diccionario.)

40 (pag. 82).

Este singular uso, fallado por todos os viajantes do XVI seculo, como acaba de ver-se ainda não estava modificado.