Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/454

Wikisource, a biblioteca livre
390

Mostra-se ainda hoje a colina, onde elle morreu, e não cresce ahi planta alguma, segundo a crença do povo. (Vide Adolpho de Varnhagem — Historia Geral do Brazil.)

O livro de Gabriel Soares contem tudo quanto se deseja á respeito dos Cahetés, indios considerados geralmente como invensiveis guerreiros, e que se gabavam de habeis musicos.

A exploração do Uarpy, de que aqui se trata, e emprehendida pelo Sr. de Pezieux é uma prova evidente do cuidado, que havia de explorar-se esta região, percorrendo-se de N. a S.

65 (pag. 131).

Estas minas de oiro, que se esperava encontrar no Maranhão em 1613, existem hoje na serra de Maracassumé.

Encontra-se o metal precioso sobre tudo em Piranhas, (districto de Santa Helena) nas cabeceiras dos rios Pindaré, Gurupy, Cabello de Velha (Cururupu) Prata (Santa Helena) na Revirada, nas margens do Tomatahy, etc., etc., porem em pequena porção.

Existe cobre na Chapada no lugar Fazendinha e no Alto Pindaré.

Ferro existe em mais lugares, nos montes de Tirocambo e em Pastos-Bons.

Suppõe-se haverem minas de estanho, porem ainda não se sabe com certesa.

Encontra-se tambem o carvão de pedra, precioso mineral no estado actual da industria: depararam-se ja com alguns indicios no canal do Arapapahy, e affirma-se haver uma mina na distancia de meia legoa do Codó, na fazenda de Santo Antonio, cujas amostras provam ser de superior qualidade. Dizem haver tambem em Vinhaes.

Em Sam José dos Mattões encontram-se cristaes de rocha e pedras semi-preciosas, e saphiras em Sam Bernardo da Parnahyba.