Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/464

Wikisource, a biblioteca livre
400

Transcrevamos aqui algumas palavras, que mostram qual foi o fim de tão bom velho.

Claudio d’Abbeville assim o conta:

«Cahindo sobre elle um pequeno painel da Imagem de S. Pedro, pendurado por cima de sua cama, e a que dedicava profunda devoção, elle disse — vamos, grande Santo, partamos, ja que vieste buscar-me. —

«Dizendo isto olhou para o Crucifixo e após curta agonia restituio ao Creador sua alma tão bôa em 9 de Outubro de 1612, dia da festividade do Glorioso Apostolo de França, S. Diniz, Bispo de Pariz:

«Foi sepultado no lugar chamado S. Francisco, consagrado ao nosso Patriarcha, como premicias dos Capuchinhos Francezes.» (Vide tambem «Éloges historiques de tous les illustres religieux capucins de la ville de Paris, les uns par la prédication, les autres par les vertus et sainteté de leurs œuvres, les autres par les missions parmy les infidelles etc. etc. sob numero Capucin Saint Honoré 4 (ter).)»

É para sentir-se e muito que se tenha perdido ha alguns annos o 1.º vol. d’esta importante collecção, contendo os Annaes da Provincia.

84 (pag. 186).

Prova esta phrase tão rigorosa do velho missionario a rapidez, com que se espalhou na Europa o avati, dos brasileiros, o milho dos ilheos visto, bem como o tabaco, por Christovão Colombo na primeira viagem em 1493.

Levantaram os botanicos grande questão, ainda não resolvida, sobre a origem primitiva do milho.

Pelo que diz respeito ao Brasil citamos a opinião d’um viajante, que por seu saber pode passar por authoridade.

Augusto de St. Hilaire pensa ter nascido no Paraguay, onde o vio em estado inculto.