Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/470

Wikisource, a biblioteca livre
406

93 (pag. 205).

O verbo cantar na linguagem tupy é Nheengar. Um Nheengaçara é um cantor propriamente dito.

94 (pag. 220).

Parecerá estranho ao leitor serem os francezes comparados n’este lugar aos Caraibas.

Os que lerem com attenção as obras de Humboldt acharão a chave d’este enigma. Os Caraibas do continente americano, nação immensa, eram notaveis em toda a America pelo seo valor e penetração. Seos piayas, ou antes seos feiticeiros os elevavam acima de todas as outras nações: eram no Novo Mundo o mesmo que os Chaldeos no velho. Simão de Vasconcellos nos dá a prova d’esta supremacia intellectual: no sul do Brasil os Caraibe-bébé, eram feiticeiros ou advinhadores notaveis: assim se chamavam os homens intelligentes, os espiritos, e os anjos, e depois tambem os estrangeiros. O Sr. Adolpho de Varnhagem fez notar, que o nome de Carayba foi em seo principio dado aos Europeos, sendo todos os Christãos assim chamados. (Historia geral, pag. 312.)

95 (pag. 220).

Um Caramémo é que se chama em Guyana um Pagará, isto é, um paneiro leve, feito com folhas de certa palmeira e ás vezes com bonita forma.

Claudio d’Abbeville assim tambem o chama, quando descreveo os utensilios de uma casa indigena. Barrère fez desenhar este lindo Specimen.

96 (pag. 226).

Ivo d’Evreux, familiarisado com todos os symbolos em voga no seo tempo, não se esqueceo de uma graciosa alegoria