Página:Vida e morte de M J Gonzaga de Sá (1919).djvu/34

Wikisource, a biblioteca livre
— 28 —

o papel; e só a sua palavra viva, assim mesmo em palestra camararia, era capaz de dizer delle tudo o que lhe era proprio e profundamente. seu.

Comtudo, como já disse, vou publicar a pagina de almasso encontrada por mim, entre os papeis que elle me deixou, no fito de dar uma modica idéa do que verdadeiramente era o meu velho Gonzaga de Sá, official da secretaria dos Cultos. Eil-a:

«Desde dez annos não havia segundo em que elle não pensasse na machina. A's vezes, sobre as folhas do Canson, tanto se demorava a riscar e a traçar que não chegava bem a comprehender como passára da tréva da noite para a claridade da manhã. Folhas e folhas de papel, outras vezes, amontoava com cerradas equações e outras expressões algebricas; e, nas horas de descanço, passeando os olhos distrahidos por ellas, appareciam-lhe deante delles, com as suas rebarbativas letras gregas os «fi», os «mi», os «gamma», os «pi», aquelles minusculos caracteres ligeiros e de curvas subtis, como pelotões de tenues pensamentos que as «integraes» faziam avançar em fileiras disciplinadas, marchando para frente, para frente... Consultava revistas, tratados, compendios; folheava- os bem e, noites e noites, com os pés