Tao Te Ching

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tao Te Ching
por Lao Tzu
Este texto foi traduzido para a Língua Portuguesa através dos projetos de traduções colaborativas. Ele, todo o trabalho editorial e de diagramação envolvido, encontram-se licenciados sob os termos da GNU Free Documentation License e CC-BY-SA 3.0. É possível ver seu(s) tradutor(es) e colaborador(es) ao clicar na aba Histórico, acima do conteúdo.

O Tao Te Ching ou Dao de Jing (道德經, Dàodé jīng), traduzido geralmente como "O Livro do Caminho e da sua Virtude" , é um dos antigos escritos chineses mais conhecidos e importantes. A tradição diz que o livro teria sido escrito em cerca de 600 a.C. por um sábio que viveu na Dinastia Zhou chamado Lao Tzu ("Velho Mestre"),como um livro de provérbios relacionados ao Tao (道, Dào), e que acabou servindo como obra inspiradora para diversas religiões e filosofias, em especial o Taoísmo e o Budismo Chan (e sua versão japonesa o Zen).

A presente tradução é uma versão literal do texto, o que pode exigir do leitor um esforço para compreensão de algumas estruturas e sentenças específicas em comparação com outras versões populares disponíveis. Um conjunto de notas explicativas é utilizado para facilitar o entendimento por parte do leitor.


     


Versão para Impressão
Uma versão para impressão de Tao Te Ching está disponível. (editá-la)
Existe na Wikipédia um artigo relacionado com Tao Te Ching.
Existe na Wikiquote um artigo relacionado com Lao Tsé.









Heckert GNU white.svg Este trabalho foi publicado nos termos da GNU Free Documentation License.