Tractado da Terra do Brasil/II/II

Wikisource, a biblioteca livre

Cap. 2.º dos custumes da terra

 

As pessoas que no brasil querem viuer tanto que se fazem moradores da terra por pobres que seiaõ se cada hũ alcançar dous pares ou meyaduzia descrauos (q̃ pode hũ por outro custar pouco mais ou menos ate dez cruzados) logo tem Remedio pera sua sostentação porq̃ hũs lhe pescam e caçaõ outros lhe fazem mantimentos e fazenda e assy pouco a pouco enRiqueçẽ os homẽs e viuem honrradamẽte na terra com mais descanso q̃ neste Reino, porq̃ os mesmos escrauos indios da terra buscam de comer pera si e pera os senorẽs, e desta maneira naõ fazem os homẽs despeza com seus escrauos em mãtimentos nẽ com suas pessoas.

A maior parte das camas do Brasil saõ Redes, as quais armaõ nuã casa com duas cordas e lançaõse nellas a dormir. este custume tomaraõ dos indios da terra.

Os moradores destas capitanias tratamse muito bem e saõ mais largos que a gente deste Reino, assy no comer como no vestir de suas pessoas, e folgam dajudar hũs aos outros com seus escrauos e fauorecẽ muito os pobres que começãoviuer na terra. Isto se custuma nestas partes: e fazem outras muitas obras pias por onde todos tem Remedio de vida e nenhũ pobre anda pellas portas a pedir como neste Reino.