Utilizador:Adrianobarrios1

Wikisource, a biblioteca livre
                         O anjo caido (POR PADRE LUIZ GREGORIO GOMES)

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva, como foste lançado por terra tu que debilitava as nações. Is 14:12.

Quando se lê ou se ouve a palavra inferno as pessoas logo imaginam um lugar onde mora Satanás. Porém, sempre que Satanás se manifestou nunca afirmou ter vindo do inferno. Se existisse esse lugar (inferno, morada de Satanás), as pessoas na terra estariam mais livres da presença deste que tanto tem destruído as famílias.

1- Jesus expulsou os demônios de um homem gadareno (Mc 5:8-9). Para onde foram os demônios? Mc 5:10-12

2-Em Lc 4:1 o Senhor Jesus foi guiado pelo Espírito Santo ao deserto. Quantos dias Ele sofreu tentação pelo diabo ali? Lc 4:2.

Quando a legião de demônios se encontrou com Jesus, eles estava na terra, na região dos gadarenos. Os demônios foram expulsos do corpo do homem por Jesus, mas entraram na manada de porcos e permaneceram na mesma região, não foram para o inferno. E ainda hoje continuam entre os humanos lutando para governar e destruir o mundo junto com ele.

Lc 4:1-13 diz que Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão (onde foi batizado) e foi levado ao deserto (v.2). Jesus foi tentado pelo diabo durante quarenta dias, porque assim como Satanás observou Jó, observou também Jesus, pois o Mestre estava se preparando para maior missão, que era ensinar, perdoar e salvar as pessoas da mão do inimigo que estava na terra, na região de Jerusalém, e não no lugar chamado inferno. O diabo diz a Jesus: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. Ele ainda tenta enganar Jesus, mentindo e oferecendo os reinos do mundo, como disse: Tudo isso a mim foi entregue, dou a quem quero, basta me adorar e tudo será seu.

Entendemos que Satanás não veio do inferno para tentar a Jó e nem ao Senhor Jesus. Sua morada é a terra e ele vive observando a todos nós, assim como perseguiu a Cristo Jesus e a todos que fizeram a vontade de Deus. Jesus repreende o diabo, o qual deu prova de conhecimento das Sagradas Escrituras, citando o Sl 91:11-12, como fazem hoje os falsos profetas e pregadores: dão prova de conhecimento da Palavra de Deus, mas não obedecem, mas torcem, o que também é obra de Satanás, que desde que foi lançado por Deus à terra com seus anjos engana as pessoas.

Ap 12:9: Esse é o grande dragão, a antiga serpente, chamada Diabo e Satanás. Sabemos que o diabo atormenta o homem desde o primeiro casal na terra (Gn 3:12-13), e continuará atormentando até chegar o dia em que ele e seus enganadores, falsos profetas, serão lançados no fogo e queimados para sempre (Ap 20:10).

3-Onde se encontrava Satanás nos dias de Jó? Jó 1:7

Os filhos de Deus foram se apresentar a Ele; foi também Satanás. Então Deus pergunta: Donde vens? Satanás responde ao Senhor: De rodear a terra e passear por ela. Isso aconteceu por repetidas vezes (Jó 2:2). Enquanto existir seres humanos na terra, Satanás não deixará de tentá-los, principalmente os justos, retos e tementes a Deus, como era Jó (1:1; 2:3). Vale a pena não desistirmos de sermos honestos diante de Deus (Jó 42:10-14), pois a história de Jó é um exemplo.

4- Para onde foi Satanás depois de conversar com Deus? Jó 2:7

Jó morava em Uz e Satanás ao sair da presença de Deus, veio direto a terra e começou para destruir os bens e a família de Jó. Fica claro que o inimigo do bem mora e vive de rodear a terra e passear por ela. Portanto é mentiroso o testemunho das pessoas que dizem ter ido ao inferno, lugar do inimigo, uma vez que Deus fala: Põe acima dele um ímpio e Satanás estava a sua direita (Sl 109:6), confirmando a morada de Satanás aqui na terra.

5-Onde estava o diabo e quem ele usou quando o Senhor Jesus dizia que haveria de morrer e ressuscitar? Mt 16:21-23.

O diabo, está à nossa volta perseguindo homens e mulheres, principalmente os que temem a Deus e sabe muito bem enganar as pessoas. Somente pelo Espírito Santo o crente consegue escapar de suas ciladas. Em Mc 8:31-33 Jesus começou a falar que seria rejeitado pelos anciãos, pelos escribas e sacerdotes, que seria morto, mas depois de três dias ressuscitaria. Pedro não considerou, ou o diabo não permitiu que Pedro entendesse que Jesus ressuscitaria, somente que Jesus morreria, então o diabo, tomando ocasião disso começou a dizer que isso nunca deveria acontecer (Mt. 16:22), pois essa era a vontade de Satanás. Nesse momento Jesus percebeu que não era Pedro quem falava, e sim o diabo através dele. Então Jesus se voltou a Pedro e repreendeu o Diabo, o qual sempre esteve na terra e não no inferno.

6-Onde é o reino do diabo? Lc 4:5-7.

7- Onde o Diabo congrega? Ap 2: 9-10. 3:9

8-Contra quem é a nossa luta enquanto estivermos aqui na terra? Ef 6:11-12. Ap 12:17.

9-Em Lc. 10:1 Jesus mandou setenta discípulos para todas as cidades e lugares. Além de homens e mulheres quem mais os discípulos encontraram? Lc. 10:17-18

10-Em Ap 12:7-8 houve batalha no céu, Miguel e seus anjos, contra satanás e seus anjos e não mais se achou o seu lugar no céu. Para onde foi expulso satanás com seus anjos? Ap 12:9.

11-Is 14:12 afirma que o diabo caiu do céu e foi lançado por terra. Porque o diabo foi expulso do céu? Is 14:13-14.

12-Em Is 14:15 diz: Levado serás ao inferno (seól). A que está se referindo? Is 14:19-20.

13-Porque lamentou um anjo a situação dos habitantes da terra? Ap 12:12-13.

Os discípulos muito alegres falavam a Jesus que pelo Seu nome até os demônios eram sujeitos a eles. Isso quer dizer que onde existir seres humanos, ali eles estão, e não no inferno pois os discípulos andaram por muitas cidades e lugares. O Senhor Jesus respondeu aos discípulos dizendo que viu Satanás como raio cair do céu. Não existe lugar chamado inferno e consequentemente Satanás não foi enviado para lá, e sim para a terra. O Senhor disse a Simão: eis que Satanás vos pediu… Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça (Lc 22:31-32). Pedro, sabendo que Satanás fazia com que as pessoas pecassem, disse a Ananias, por ocasião de seu erro: Porque encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo? (At 5:3). Paulo alertava os discípulos a viverem e fazerem tudo na presença de Cristo para não serem vencidos por Satanás (IICo. 2:10). Isso é para que saibamos que o inimigo está ao nosso redor, tentando nos tragar, nos apanhar, assim como faz um leão (IPe. 5:8). O Diabo tem procurado derrubar as pessoas que se revelam servas de Deus e confessam que Jesus é o Salvador, mais que àqueles que se dizem judeus e não são, se dizem servos de Deus e são falsos. Estes abrigam Satanás e se tornam moradas dele. Um anjo disse que os que mentem são da sinagoga de Satanás, logo não há inferno em algum lugar no além para agregar o inimigo de nossas vidas. Na terra ele anda e congrega entre os dele.

O Senhor disse através do profeta Isaías (Is 14:12) que o Diabo caiu do céu e foi lançado na terra. Em Ap 12:12-13 o anjo diz a João: Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o Diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. E quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera a luz o varão (Jesus). A bíblia é clara e não deixa dúvidas que o Diabo foi lançado a terra, e não ao inferno, lugar ignorado, pois segundo a Bíblia Sagrada, o inferno é a mesma sepultura, ou cova (Sl 16:9-10).

O profeta Ezequiel afirma (Ez 26:15; 19-20) diz: O Senhor Jeová fará com a cidade de Tiro: não tremerão as ilhas com o estrondo da tua queda… Quando eu tiver feito uma cidade assolada, como as cidades que se não habitam, quando fizer sobre ti um abismo e as muitas águas te cobrirem, então ti farei descer com os que descem a cova. Em Lc 10:14-15 Jesus diz a mesma cidade de Tiro e Cafarnaum que ela seria abatida até ao inferno; e o profeta Isaíias fala que o diabo foi lançado na terra (Is 14:12), assim como disse um anjo em Ap 12:9 e 12. Pedro fala que Deus não perdoou os anjos que pecaram, os lançou no inferno, que significa a parte inferior da terra (IIPe 2:4) IPe 3:19 diz que Cristo pregou aos espíritos em prisão. Muitos ensinam que Jesus foi ao inferno e lá pregou aos mortos, quando na verdade Jesus desceu a terra e pregou às pessoas que estavam aprisionadas pelo demônio. Noé construiu a arca; toda a humanidade estava aprisionada por Satanás e não aceitou a mensagem da salvação do dilúvio, exceto sua família, mas se corromperam perante o Senhor (Gn 6:11-12; IPe 3:20). Assim, como não há um lugar no além para Satanás morar, devemos vigiar e orar para não cairmos em tentação, pois o Diabo está aqui na terra tentando a todos, principalmente aos filhos de Deus.

Anúncios