Utilizador Discussão:António João Pedro Salvador

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Formação Humana‎[editar]

Olá, novamente.

Falo novamente por já ter deixado mensagem em algo que me parece ser uma conta de usuário que também é sua, mas você acabou preferindo criar a mesma página novamente através desta nova conta.

Vi também que você já tentou editar na Wikipédia com esses mesmos nomes de usuários, mas não tentaram te ajudar muito. Wikisource e Wikipédia são coisas diferentes, mas vou precisar que você me responda para que consigamos chegar em algum lugar, tudo bem?

Posso estar enganado, mas me parece que você está publicando no Wikisource uma obra inédita (ou seja, que ainda não foi acolhida em uma editora convencional). Se for isso, desculpe, mas não será permitido prosseguir. Veja esta seção de nossa política de inclusão para compreender melhor. Tente verificar o Usina de Letras e/ou o Clube de Autores, pois eles provavelmente te serão mais apropriados.

Se for um texto que nem é seu, mas de outra pessoa, precisará ainda se adequar ao licenciamento do Wikisource.

Será mais fácil colaborar por aqui se tiver a intenção de ajudar a verter em texto a digitalização de alguma das centenas de milhares de autores brasileiros ou portugueses que faleceram até 1944 (ou seja, que já tem sua produção intelectual sem restrições de copyright).

Por favor, clique aqui para responder esta mensagem, para que eu possa te ajudar a participar do Wikisource. Lugusto 23h38min de 10 de maio de 2015 (UTC)

António João Pedro Salvador.[editar]

Só o António João Pedro Salvador é o meu verdadeiro nome, sou um rapaz normal como vocês, não me julgam mal pelo o que estou a fazer a minha missão é só ajudar a Wikisorce e tantas outras ferramentas do site, o que acontece é que Eu preciso da vossa ajuda para poderem me dirigir como posso fazer para contribuir ao site, eu sei que vocês atuam de uma forma violenta contra a quelas pessoas que fazem vandalismo contra o site. Mais esse não é o meu caso eu só pretendo contribuir como vocês, e só contra isso de ficar a publicar algo que não tem nada a ver com o site. O que eu preciso é só da vossa ajuda assim que puder por favor podem me dar algumas informações como utilizar os sites vos peço que não me observam como uma pessoa que quero destruir o site e eu quero ser vosso aluno, o meu maior sonho é de ser como vocês. E se vocês me darem os vosso contacto, Email em caso de algumas dificuldade vos contactar agradecia. Bom Dia.

por favor me diz o que faço para eu comprir todas regras da forma que vocês querem que seja.o comentário precedente não foi assinado da forma habitual em wikis. Ele foi escrito por António João Pedro Salvador (discussão • contrib.) 12h15min de 12 de maio de 2015

Resposta[editar]

Olá, António,

O material que você vem disponibilizando é bastante interessante, mas ele infelizmente não poderá prosseguir no Wikisource. Pelo que consigo deduzir, trata-se de um conjunto de textos dos Salesianos que você tem copiado de outros sites. Apesar de no Wikisource termos textos que também podem ser encontrados em outros espaços, um de nossos principais filtros é o de aceitar apenas materiais que estejam, de fato em domínio público.

Há muito desentendimento sobre o assunto mas, na definição da legislação de direitos autorais, um texto estará em domínio público apenas setenta anos do falecimento de seu autor. Agora você vai estranhar, já que Dom Bosco faleceu em 1888, ou seja, muito mais tempo que esses 70 anos. Mas,

  • Dom Bosco escreveu originalmente em italiano. Alguém traduziu para a língua portuguesa esse material. Traduzir não é algo feito mecanicamente, envolve um grande esforço intelectual. Por isso, mesmo que um trabalho em um idioma original já esteja em domínio público, a tradução estará protegida por direitos autorais até 70 anos após a morte de quem tiver traduzido o texto.
  • Uma outra parte são textos não de Dom Bosco, mas falando sobre ele, ou sobre seu pensamento. Mesma coisa: esses textos estarão protegidos também por 70 anos depois da morte de seu autor.

Não entro na questão se copiar esses materiais para um blog ou um site pessoal é permitido ou não, mas no filtro do Wikisource em si. Nessa parte nos diferenciamos de uma biblioteca convencional, onde bastaria uma pessoa doar um exemplar físico para, se de acordo com a temática dessa biblioteca, ele ser disponibilizado para outros interessados. Ao invés de assunto, nosso filtro é o direito autoral estrito da publicação.

Agora você deve estar se perguntando o que é possível fazer por aqui. Muita coisa. Afinal, muita coisa também andou sendo publicada nas décadas e séculos passados =)

Não sei se gosta de poesias, mas se você for até a página Galeria:Contos em verso.djvu, encontrará um livro digitalizado que ninguém ainda transformou em hipertexto. Clica em algum dos links vermelhos de lá, como por exemplo em 12. Te aparecerá na direita a digitalização de uma das páginas desse livro, em imagem, e à esquerda uma caixinha de edição, com um texto que o software extraiu dessa imagem. Existirão imperfeições diversas se comparar a imagem com o que o software deduziu. Altere até ficar como na imagem, sem se preocupar em modernizar a grafia que usavam em 1909 com a que usam em 2015 e salve a página. E assim sucessivamente, até o ponto que quiser. Ou nem faça isso. É só sugestão e exemplo do que é possível fazer por aqui.

Se gostar, posso com o tempo ir te ajudando a editar melhor esse tipo de páginas, bem como a encontrar algum livro em domínio público de um assunto que seja mais do seu interesse.

Por enquanto, como pelo que te expliquei acima (direitos autorais), apagarei as páginas que você veio disponibilizando. Fique à vontade para tanto seguir a sugestão que te dei algumas linhas acima, ou para deixar nova mensagem perguntando mais alguma coisa, ou mesmo para nem um ou nem outro. O Wikisource seguirá por aqui tanto para quando você quiser ler algo disponível nele, quanto se quiser ajudar a verter de digitalização para hipertexto mais publicações que possam interessar a alguém. Lugusto 04h54min de 13 de maio de 2015 (UTC)

Muito Obrigado pelo teu entendimento, pelos visto vou ter grandes professores, mais tenho uma pergunta ate fazer assim não posso criar um livro que na Wikisource não tem?o comentário precedente não foi assinado da forma habitual em wikis. Ele foi escrito por António João Pedro Salvador (discussão • contrib.) 09h06min de 13 de maio de 2015
Depende. Se estiver dentro da política de licenciamento, claro que poderá =) . Tem algum em mente? Lugusto 04h41min de 14 de maio de 2015 (UTC)