Utilizador Discussão:ZackTheJack

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pseudo-redirecionamento para:w:Usuário Discussão:ZackTheJack
Esta página é um pseudo-redirecionamento.

Re: Discussão:Pai Nosso[editar]

Olá, bem-vindo ao Wikisource!

Sobre a mensagem que você deixou em Discussão:Pai Nosso, um provável motivo daquela ser a única oração cristã na categoria é, pasme, os direitos autorais. Por mais que uma oração esteja fartamente disponibilizada em santinhos impressos por uma infinidade de gráficas diferentes, ou em trocentos outros websites, e por mais que o objetivo delas seja estabelecer um diálogo com algo em que a pessoa tenha uma devoção, ainda assim cada oração será passível de ter direitos autorais. Afinal, se há diversas orações, inclusive com seus devotos emitindo opiniões de uma ser mais forte ou poderosa que a outra, é porque diversas pessoas agruparam palavras de diversas maneiras, a fim de expressar seus sentimentos (ou de despertar determinados sentimentos em terceiros quando as leem/recitam). Mesmo essas orações que não há informações de autoria precisam seguir algumas regras básicas padrão a textos de autores desconhecidos, que ainda assim as "protegerão" por direitos autorais por uma quantia razoável de décadas.

Raciocinar para esses lados talvez quebre um pouco do encanto de se rezar, mas sempre é preciso lembrar que existe todo um conjunto de entidades e empresas que subsistem não apenas pela devoção de milhares de pessoas, mas também pela forma como conseguem pagar suas contas.

Apesar do direito autoral ser uma questão central no Wikisource, fiz uma busca e localizei diversos devocionários que já estão em domínio público devido à sua antiguidade. Selecionei alguns de escrita mais contemporânea logo abaixo. Se quiser que eu disponibilize a digitalização de um ou mais por aqui, para transformar de imagem digital em texto (de forma semelhante à feita em Pacotilha poetica + Galeria:Pacotilha poetica.pdf), basta me falar. Eis a lista:

Claro que se tiver interesse por outros devocionários, ou por livros de outros temas (já existem versões digitais de livros em domínio público à solta pela web de praticamente qualquer assunto que se possa imaginar, só a forma de buscar que ainda é pouco intuitiva), basta falar. Se não tiver interesse por nada e estava apenas de passagem, basta me ignorar também: deixo a mensagem apenas na possibilidade de ter se interessado em contribuir com o projeto. []'s, Lugusto 17h14min de 17 de junho de 2014 (UTC)