Vida e Feitos D' El-Rey Dom João Segundo/CXXIII

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

E ao domingo vinte e sete dias de Novembro do dito ãno de mil e quatrocentos e noventa que era o dia ordenado pera a entrada da princesa em Evora, el-rey depois de comer cavalgou acompanhado de todollos grandes e perlados e senhores e nobre fidalguia e toda sua corte, e a milhor vestida e mais rica gente que atee entam nestes reynos se vio, e sem o principe se foy ao dito moesteyro com grandissimo estado e muito grande estrondo de festa. Diante delle vestidos de ricas sedas e muito bem encavalgados, muitas trombetas bastardas, e muitos atambores, muitas charamellas, e sacabuxas, muitos porteyros de maça, muitos reys d' armas, arautos e passavantes, e o porteyro-mor, e quatro mestres-salas, e o veador e os veadores da Fazenda, e o mordomo-mor, e todos huns antre outros nesta hordem e muitos cavallos a destro ricamente arrayados; e derredor d' el-rey muitos moços d' estribeira vestidos de brocado. E el-rey hia vestido aa francesa com hũa opa roçagante de rica tella d' ouro forrada d' arminhos, e en cima hũa rica e grande cadea de pedraria, e hum pelote de brocado forrado de ricas martas com muytos golpes, e nelles ricos firmaes de pedraria e ricas perlas, hũa rica adaga d' ouro em hũa rica cinta, e hum chapeo branco com hum penacho branco, e encima de hum muy fermoso ginete ruço pombo aa brida com riquissima guarniçam e detras delle seus pajes ricamente vestidos e muitos senhores e nobre gente. E do moesteiro até a cidade avia muitos antremeses da gente do povo e dos judeus e mouros, e o caminho muito concertado e limpo, tudo em perfeiçam e cheo de gente com muytas folias de folliães e moças muyto bem vestidos.

Chegou el-rey ao moesteiro, e a princesa que ja estava prestes sayo logo vestida com muita riqueza e grande galantaria e assi todas suas damas; ella em hũa mula muy ricamente arrayada, e as damas em mulas com ricas guarnições. E diante dela muitas trombetas, e atabales, charamelas, e sacabuxas, muitos porteiros de maça, e reys d' armas d' el-rey e da raynha de Castella vestidos de ricas sedas e bem encavalgados, e seus mestre-salas, veador, e mordomo-mor ricamente vestidos. E o estrondo de todas as trombetas e atambores, menistreis altos d'el-rei, da princesa e do duque, e muitos senhores que os levavam era cousa espantosa. E em a princesa saindo, el-rey se foy a ella, e com muito grande cortesia se pôs à mão esquerda, e assi vieram caminho da cidade, e a princesa ainda que a el-rey nam levava pola mão, porque era mui prudente e mui cortês tirou a luva da mão daquella parte donde el-rey hia, e sempre levou a mão descuberta que loguo se julgou por molher de muyto primor e de grande acatamento e assi vieram. O caminho era cheo de tanta e tam nobre e rica gente qual se nunca vio; e aa ponte d' Enxarrama estavam juntos de hũa parte e da outra saindo della sessenta fidalgos juntos todos de ricas opas de brocados e telas d' ouro com ricos forros e grandes e ricos collares e cadeas d' ouro, e as bestas ricamente guarnecidas de que se os castelhanos espantaram principalmente das envenções e galantaria.

Chegaram à porta d' Avis onde eram muito bem feitos grandes arcos triunfaes, e nelles fadas que fadavam a princesa cada hũa de sua cousa. E antre as portas d' Avis era feyto ho parayso muito grande, muito alto, ricamente ordenado com todalas ordens do ceo com muito ouro e muita riqueza concertado, cousa de muito custo, e avia nele singulares cantores cousa muito pera folgar de ver e ouvir. E estando el-rey e a princesa dentro aa porta da cidade se fez hũa arenga aa vinda e entrada da princesa; e acabada os do paraiso com singulares estormentos que tamgiam, e os cantores cantavam suavemente, fezeram hũa espantosa musica, e assi se fezeram outras muytas e muy concertadas representações, e ali aa porta da cidade se deceram todos a pee, salvo el-rey e a princesa e suas damas, e com cada dama hum fidalgo castelhano. E o duque e o senhor Dom Jorge postos a pee cada hum de sua parte levaram a princesa pollas redeas da mula, e aas estribeiras hiam condes e grandes senhores. E el-rey atou rico e honrado cordam da Garrotea aas redeas da mula da princesa e por sua honrra a levou asi . E postos ambos debaixo de hum grande paleo de rico brocado e borlado que levavam os regedores principaes da cidade entraram assi. E as ruas da porta d' Avis atee a See, e da See atee os paços e toda a praça eram de cima todas toldadas de panos finos de cores postos sobre muitos mastos que de Lixboa e outros portos de mar foram trazidos, todos forrados dos mesmos panos com infinitas bandeiras, e as ruas todas armadas de panos de seda e ricas tapeçarias; e pollas janellas e portas postas muytas joyas e muytos ramos de louro e larangeira e o chão todo daquella ora espadanado e muitos perfumos aas portas, e na praça e em outros lugares ouve muitos cadafalsos de muytos e muy naturaes antremeses e representações e tudo com muita riqueza, concerto e grandissima perfeyçam.

E assi com este tam grande triumpho e ordem chegaram aa See, onde foram recebidos com muito solene preciçam, e depois de fazerem oraçam e a princesa beyjar o sancto lenho da vera cruz que lhe foy oferecido, tornaram a cavalgar, e na mesma ordem primeira chegaram aos paços jaa de noyte com infinitas tochas que levavam todollos moços fidalgos, e assi moços da camara vestidos de ricas sedas e brocados. E decidos el-rey levou logo a princesa a seu aposentamento; e na sala estava jaa a raynha e o principe e muitas senhoras e honrradas donas e damas tudo em tanta ordem e tam ricamente armado de ricos brocados e concertado, que mais nam podia ser e naquela noite antes da cea e depois ouve grandes festas e danças em que todallas pessoas reaes dançaram, e assi outros muitos com muyto prazer e alegria.

E neste dia ouve dozentos senhores homens vestidos aa francesa de opas roçagantes as cento e vinte de ricos brocados e tellas d' ouro e chapados todas ricamente forradas, e as oitenta eram de ricas sedas forradas de brocados e ricos forros com muitos canotilhos e borlados. E assi ouve outros muitos vestidos de tabardos, capuzes abertos de ricas sedas e brocados e ricos forros e envenções aa geneta com muyto ricos arreos e todos com muitos moços d' esporas e pajes vestidos de sedas e brocados, e as bestas com riquissimas goarnições e jaezes, e elles com ynfinitos colares e grandes cadeas d' ouro, ricos cintos e espadas e adagas, e muitos firmaes d' ouro de martello e outras tantas policias, que creo que em Espanha nunca outro tal dia se vio nem ouvi que em outra parte nenhũa o vissem.