Wikisource:Fontes de Referência

Wikisource, a biblioteca livre
(Redirecionado de Wikisource:F)
Fontes de Referência
Guia para definir as fontes de referência dos textos da Wikisource.
Esta página contém uma orientação do Wikisource lusófono. Por favor, não faça alterações que modifiquem o contexto antes de dialogar com outros editores.

Esta é a política de orientação sobre citar fontes de origem para os textos. Imagens e arquivos multimídia possuem especificações próprias, definidas em Wikisource:Política de imagens.

Referenciando fontes[editar]

Ao criar um texto na Wikisource, ele pode apresentar três tipos de referência de origem:

  • Um texto digitalizado disponibilizado no Commons e transcluído na Wikisource;
  • Um link para a página de um site que sirva para obter o texto da Wikisource; ou
  • Um link para a página de um site que sirva para confirmar o texto disponibilizado na Wikisource.

Nos textos que compõem o acervo da Wikisource lusófona, não é obrigatório apresentar a fonte da versão digital utilizada. No entanto, é altamente recomendada a apresentação de uma fonte como garantia de que o texto disponibilizado está em uma licença aberta, como uma das etapas que definem a qualidade de editoração de algum texto e para permitir que outros membros da comunidade possam acessar a publicação de origem e auxiliar no processo de digitalização. Se um texto for disponibilizado na Wikisource sem ser possível determinar sua origem, o texto poderá ser submetido à votação para eliminação.

Determinando a origem de um texto[editar]

O pressuposto básico da Wikisource é que qualquer texto aqui disponibilizado deve conter uma prova de autoridade que permita determinar que o texto está correto e disponível em licença aberta. Desta forma, não dependa apenas da sua intuição sobre a origem de um texto ou confie em palavras de terceiros, mas ofereça provas documentais de que o texto disponibilizado cumpre os requisitos da Wikisource.

Por padrão, considera-se que textos em licença aberta já estão digitalizados, são de fácil acesso público e podem ser referenciados sem dificuldades na Wikisource. Tanto quanto possível sempre prefira a versão original ou mais próxima possível do original de um texto. Privilegie a inclusão de textos no Commons ou, caso não for possível, referencie para textos disponíveis em sites de autoridade (museus, bibliotecas e afins).Evite a inclusão de textos oferecidos por sites que não permitam a verificação de sua origem.

Apesar da Wikisource aceitar transcrições de publicações que não estejam disponíveis em mídia digital, você deverá prover recursos que permitam a outros editores da Wikisource verificar a autenticidade do conteúdo disponibilizado (fotos, citações em publicações revisadas por pares, etc.)

Referenciando obras digitalizadas fora da Wikisource[editar]

Textos em domínio público digitalizados fora da Wikisource podem ser referenciados pela sua inclusão no Commons e sua consequente transclusão na Wikisource de forma a permitir a visualização dos originais. Outra opção é a disponibilização na ficha de um texto da Wikisource de um link que aponte para o texto de referência (veja {{Ficha}}).

Leia Wikisource:Seu suor não gera direitos autorais para entender os tipos de conteúdos digitalizados fora da Wikisource que podem ser utilizados.

Obras digitalizadas pela comunidade da Wikisource[editar]

Obras que forem digitalizadas pela comunidade da Wikisource devem ser incluídas no Commons e ter uma indicação na página de discussão? do texto na Wikisource, através da inclusão da predefinição {{infotexto}}. A inserção dessa predefinição servirá para ser mantida uma estatística de próprias, bem como para que outros editores sejam encorajados a contribuir com o acervo digitalizando obras que anteriormente se encontravam disponíveis apenas em meios impressos.

Tanto quanto possível deve-se evitar a inclusão de textos baseados em mídias físicas que não possam ser verificadas pela comunidade.

Dados textuais[editar]

Para os dados textuais (informações disponibilizadas em minibiografias?, notas editoriais inseridas na barra de navegação de algum texto e notas de rodapé), devem ser inseridas as fontes de dados usadas para a composição dos textos.

No caso específico das minibiografias, pede-se que sejam fornecidas as fontes de origem de algum dado em casos especiais. Existem autores que não é possível determinar com muita facilidade o ano e local de morte. Existem obras de autoria duvidosa ou controversa. E existem coletâneas de obras publicadas originalmente por seus autores que abrigam obras menores, atualmente conhecidas como se sempre tivessem sido publicadas de forma individual. É desejável a fonte de origem de tais informações, altamente relevantes para a forma organizacional do acervo da Wikisource, sejam mencionadas sempre que possível, especialmente para os casos que isso envolve controvérsia.

Ver também[editar]