Wikisource:Obras extensas

Wikisource, a biblioteca livre
(Redirecionado de Wikisource:OE)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


As obras extensas incluem livros e textos que, devido ao seu tamanho, se encontram divididos em seções e subseções, como volumes, capítulos e partes. Ao transcrever textos de obras extensas na página principal, mantenha a divisão tal como encontrada na obra original, de modo a evitar subdivisões arbitrárias.

Tipicamente, a maioria dos textos é simplesmente dividida em capítulos, e cada qual deve figurar em sua própria subpágina, conforme descrito em Wikisource:Títulos para páginas. Assim cada divisão de obra deverá ser abrigada em uma subpágina, ou seja, em uma página no formato Título da Obra/XX, onde XX é o número do capítulo em numeral romano. Quando a obra possuir subdivisões maiores, como Partes ou volumes, mas a numeração dos capítulos não for interrompida, não se faz necessário adicionar uma nova subdivisão no título da página, bastando identificar as seções maiores no índice da obra.

Exemplos
Títulos adequados Títulos errados
Memórias Póstumas de Brás Cubas/V Memórias Póstumas de Brás Cubas/Capítulo V ou Memórias Póstumas de Brás Cubas/Em que aparece a orelha de uma senhora ou Memórias Póstumas de Brás Cubas/5
Tradução Brasileira da Bíblia/Salmos/CXVIII Tradução Brasileira da Bíblia/Salmos 150
A Divina Comédia/Inferno/III e A Divina Comédia/Purgatório/II A Divina Comédia/Inferno/III e A divina comédia/Purgatório/II

No caso de poemas, por sua vez, cada qual figurará em página própria, e sua ordem será apresentada na página de índice da obra.

Já no casos de leis e decretos, o texto preferencialmente deve ser apresentado em uma única página. Todavia, quando demasiadamente extenso, os textos podem ser quebrados em suas subseções conforme o bom senso.

As páginas de uma obra extensa deve possuir uma categoria com mesmo nome da página, que deverá ser incluída em todas as subpáginas (exceto no caso de poemas). Assim temos Categoria:Memórias Póstumas de Brás Cubas, onde a exemplo, Memórias Póstumas de Brás Cubas/I leva a categorização [[Categoria:Memórias Póstumas de Brás Cubas|Capítulo 01]].