Wikisource:Construir

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikisource Project van de Maand.jpg

Apesar de ter sido criado no final de agosto de 2005, o Wikisource em língua portuguesa esteve praticamente abandonado desde então. Apenas no segundo trimestre de 2006 o projeto consegue começar a atrair editores frequentes. Mas, até o momento não foram estabelecidos critérios muito claros sobre formatações e títulos para as entradas, dentre outros por menores essenciais para que o acervo cresça de forma ordenada e atraia mais pessoas. O objetivo deste projeto é tentar construir esses critérios em conjunto com os editores frequentes do Wikisource lusófono.

Como funciona[editar]

Cada questão é apresentada e discutida. Se após sete dias for obtido consenso em cada uma das questões, a mesma deverá ser considerada como "decisão tomada", devendo ser transcrita para alguma documentação do projeto.

Para se re-discutir alguma questão, deve-se aguardar algum período, a fim de que os demais editores tenham tido tempo de ter experiências com a mesma. A comunidade pode, no entanto, rejeitar que certos assuntos sejam sempre trazidos à tona por editores novos.

Como propor questões[editar]

Veja o exemplo no cabeçalho de Wikisource:Construir/Discussões.

Quem pode participar[editar]

Para evitar que novos editores venham de outros projetos da Wikimedia apenas para opinar, alguns critérios sobre participação devem ser tomados. No entanto, excluir totalmente esses editores do projeto não é interessante. Por isso mesmo, existirão os editores ativos e os editores ouvintes.

Editor ativo[editar]

É considerado como editor ativo, para o Projeto Construir, qualquer usuário registrado que tenha realizado no mínimo 50 edições válidas exclusivamente no Wikisource em português.

  • Serão tidas como edições válidas as edições no domínio principal e nos domínios "Portal" e "Autor".
  • Edições deletadas não são consideradas na contagem.
  • Várias edições mínimas seguidas poderão serão consideradas como uma única edição, a fim de ser evitado o inflamento artificial apenas para se tornar editor ativo. Cada caso será discutido oportunamente.

Para verificar a quantia de edições, pode-se usar o edicounter. As edições no domínio "Portal" são discriminadas nele como "Unknown namespace 100" e, as no "Autor", "Unknown namespace 102".

Editor ouvinte[editar]

Qualquer outro usuário registrado.

Diferenças entre os tipos de editores[editar]

O editor ouvinte pode argumentar e propor novas questões, mas, suas opiniões não serão contabilizadas na hora de encerrar alguma questão (ou seja, por exemplo, será considerado consenso mesmo se em determinada questão todos editores ativos tiverem concordado, mas, o único editor ouvinte que se manifestou tiver discordado).

Quando um editor ouvinte tiver realizado edições suficientes para ser considerado como editor ativo, suas opiniões não terão efeito retroativo. Poderá manifestar-se como editor ativo apenas em questões que tiverem sido abertas ou retomadas depois que efetuar a 51ª edição válida.

Listas de participantes[editar]

Ao se inscrever, verifique primeiro em qual modalidade se encaixaria. Insira-se na mais adequada com ~~~~

Editores ativos[editar]

  • FORTES 20:00, 4 Janeiro 2007 (UTC)
  • Giro720 19h16min de 29 de Agosto de 2007 (UTC)
  • SpyOne 20h10min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

Editores ouvintes[editar]

Discussões[editar]

Ver em Wikisource:Construir/Discussões.