Wikisource:Glossário

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Índice: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Administrador[editar]

(ou sysop, de "operador do sistema"). Um usuário que, após decisão da comunidade, possui acesso a ferramentas especiais de software com as quais as tarefas rotineiras de manutenção do sítio do Wikisource lusófona tornam-se mais fáceis. Nomeadamente, um administrador pode eliminar e/ou bloquear páginas, bloquear usuários e reverter edições de forma mais rápida e ágil. Apesar do nome, este tipo de usuário não possui qualquer poder ou direito adicional em relação aos demais usuários.

Artigos vigiados[editar]

ou watchlist. Cada usuário do Wikisource pode especificar uma lista de páginas a serem vigiadas. Estas páginas aparecerão em negrito nas mudanças recentes e é gerada uma lista automática, acessível em Especial:Watchlist ou usando-se o atalho alt-l.

Assinatura[editar]

Toda edição de um usuário do Wikisource em uma página de discussão (e nela, apenas), deve ser assinada, de forma que os outros usuários entendam quem está se posicionando de tal forma e como contactar esta pessoa. Uma assinatura, do ponto de vista técnico, porém, é entendida como um link para a página do usuário respectivo e um registro do momento da edição. Este tipo de assinatura é obtido automaticamente através do código ~~~~.

Burocrata[editar]

Um tipo especial de administrador que, além de todas as outras ferramentas das quais já dispõe, pode ainda atribuir a outros usuários o status de administrador, segundo a decisão da comunidade.

Bot[editar]

Os bots são programas rodados por alguns usuários que assumem uma "identidade virtual", como uma espécie de usuário especial do Wikisource. São usados para cumprir tarefas rotineiras e repetitivas, mas se feitas manualmente, seriam extremamente maçantes.

Categoria[editar]

É uma lista automática de artigos reunidos sob o mesmo tema.

Comunidade[editar]

A comunidade do Wikisource diz respeito ao conjunto de usuários do Wikisource, reunidos de acordo com seus princípios e sob as suas regras e convenções, enquanto entidade coletiva e soberana em relação ao seu produto (a biblioteca livre). É uma das três manifestações básicas do Wikisource (as outras duas são o Wikisource em si -ou seja, a biblioteca- e o seu projeto).

Commons[editar]

Um sítio da Wikimedia Foundation no qual se centraliam os esforços de reunião e catalogação de arquivos multimídia para os vários projetos Wikimedia. Uma imagem hospedada no Commons, por exemplo, estará automaticamente disponível para qualquer idioma do Wikisource. O sítio se encontra em http://commons.wikimedia.org/ .

Conflito de edição[editar]

Ocorre quando dois usuários editam simultaneamente uma página. O software do Wikisource procura resolver a situação sugerindo aos usuários que revisem suas contribuições, exibindo as duas versões.

Copyvio[editar]

Um termo, importado da língua inglesa, usado (especialmente em sumários de edição) para se referir a uma eventual violação de copyright em um artigo. A expressão correspondente em português seria VDA (de violação de direitos autorais).

Developer[editar]

Uma forma de se referir aos responsáveis pela programação, manutenção e desenvolvimento do software do Wikisource (o MediaWiki).

Desambiguação[editar]

ou Desambiguização. Uma página especial que lista vários textos, de temas e autores diferentes, reunidos sob um mesmo nome comum. Existe também o neologismo "desambiguar".

Diff[editar]

Forma abreviada da palavra inglesa difference, usada para se referir a uma edição de um artigo previamente existente. A expressão se refere às alterações efetuadas no artigo.

Domínio[editar]

ou namespace ou espaço nominal. É a designação da classificação das páginas do Wikisource de acordo com sua localização em relação ao software e com relação ao seu objetivo (se é uma página informativa do Wikisource ou um texto de fato). Eles são implementados através dos nomes dos artigos. A regra geral é que o nome de um artigo segue o padrão Domínio:Nome_sem_domínio. A exceção é o domínio principal, onde ficam os textos do acervo da biblioteca.

Domínio principal[editar]

O conjunto de textos ou fontes primárias.

Edição[editar]

O ato de alterar o conteúdo de uma página, ou mesmo de criá-la. É a base do funcionamento do Wikisource.

Edição menor[editar]

No momento de salvar uma edição, o usuário pode escolher marcá-la como "edição menor". Desta forma, ela aparecerá acompanhada de um m (desta mesma forma, em negrito) nas listas de mudanças recentes e artigos vigiados. É possível solicitar ao software do Wikisource que esconda estes tipos de edição destas listas.

Eliminação[editar]

O procedimento de ocultar dos editores do Wikisource uma determinada página ou arquivo. Normalmente, a eliminação só acontece após decisão da comunidade, sendo atividade restrita aos administradores.

Eliminação rápida[editar]

ou ER. Um tipo especial de eliminação, segundo um procedimento previamente aprovado pela comunidade, segundo o qual certas páginas e arquivos podem ser apagados sem passarem por votação.

Esplanada[editar]

É considerada a ágora do Wikisource lusófona. É o principal espaço de discussão da comunidade. Qualquer editor tem igual poder de fala e intervenção na Esplanada, desde que siga as regras e convenções do projeto (respeitando os demais e não promovendo insultos e difamação). Praticamente todos os projetos Wikimedia, assim como cada versão em cada língua, possui uma página similar à Esplanada. Ela corresponde ao Village pump das Wikipédia anglófona, ao Café da francófona, etc. O nome esplanada é adotado convencionalmente em todos os projetos Wikimedia de língua portuguesa e é baseado nas antigas praças públicas das cidades lusófonas.

Fonte primária[editar]

Termo genérico que se refere a qualquer material (escrito, visual etc) que possa servir como objeto de estudo (livros consultados para algo estudado costumam ser chamados de fontes secundárias).

Fonte secundária[editar]

Termo genérico para estudos (artigos, ensaios, monografias, dissertações, teses). Em muitos casos, uma fonte pode ser ao mesmo tempo primária e secundária (geralmente se for analisada/estudada em outro momento)

GFDL[editar]

É a licença segundo a qual o conteúdo do Wikisource é publicado, sendo um acrônimo da expressão inglesa GNU Free Documentation License. Todos os usuários devem concordar com os termos da GFDL quando efetuam suas edições.

Guerra de edições[editar]

Quando dois ou mais usuários alteram o texto de determinada página em curto espaço de tempo, modificando o teor das informações presentes. Costuma ocorrer em ocasiões nas quais os editores não conseguem dialogar eficazmente para resolverem diferentes perspectivas/opiniões. Não confundir com conflito de edições, embora ambas as expressões possam ser usadas para ambas as situações.

História[editar]

ou histórico ou historial. É lista de todas as alterações e edições feitas em uma determinada página da Wikipédia, sendo possível compará-las e acompanhar sua evolução. O histórico de uma página pode ser acessado através do botão "História" (ou "Histórico" ou "Historial"), localizado na barra superior de todas as páginas. O histórico deste Glossário se encontra no seguinte endereço: http://pt.wikisource.org/w/index.php?title=Wikisource:Glossário&action=history.

Interwiki[editar]

Um tipo especial de link que liga páginas de diferentes versões do Wikisource e entre os vários projetos da Wikimedia. Possui um tipo especial de sintaxe.

IMHO[editar]

Acrônimo da expressão inglesa in my humble opinion, que significa "na minha humilde opinião". É usualmente empregada por usuários, em páginas de discussão, quando pretendem expor seus argumentos de uma certa maneira. A versão em português correspondente é NMHO (ou algo parecido).

link vermelho[editar]

ou ligação em vermelho. Quando, em meio ao texto de uma página, surgem um link marcado a vermelho, isto significa que a página para a qual aquele link aponta não existe ainda (e, consequentemente, o usuário está convidado a criá-la). A cor vermelha é uma escolha convencional, usada desde o início do projeto.

link azul[editar]

ou ligação em azul. Qualquer link que apareça para o usuário em cor azul, corresponde a uma página que já existe na base de dados do Wikisource. Portanto, este link é válido (diferente dos links em vermelho).

Livro de estilo[editar]

ou Guia de estilo. Um conjunto sistematizado de orientações e convenções (mas não necessariamente regras) que abrangem os aspectos de formatação e organização de dados, textos, imagens e outros elementos nas páginas do Wikisource.

Lusofonia[editar]

O conjunto de falantes da Língua portuguesa e, em um certo sentido, seu universo cultural. Daí vem o termo lusófono, ou seja, aquilo que é relativo ao idioma português.

Minibiografia[editar]

Uma página com informações básicas sobre autores de obras disponíveis no Wikisource, disponíveis no domínio Autor. Veja mais em Wikisource:Minibiografias.

Mudanças recentes[editar]

Uma página especial do Wikisource, gerada automaticamente pelo seu software. As Mudanças recentes listam as 50, 100, 250 ou 500 últimas edições efetuadas em todas as páginas do Wikisource, ou apenas em um de seus domínios, dependendo das configurações do usuário. Pode ser acedida pelo atalho alt-r.

Meta[editar]

ou meta-wiki. Um sítio da Wikimedia Foundation no qual estão centralizadas as discussões a respeito dos vários projetos Wikimedia. No Meta ocorrem várias das votações que afetarão todas as versões do Wikisource, como a escolha de novos stewards.

MediaWiki[editar]

É o software do tipo WikiWiki responsável pelo funcionamento do Wikisource. Não confundir com Wikimedia.

NPOV[editar]

Acrônimo da expressão inglesa neutral point of view. Usado, especialmente em páginas de discussão, para se referir à aplicação do Wikisource:Princípio da imparcialidade.

Página de discussão[editar]

ou talk page. Toda página do Wikisource tem-lhe anexada uma página especial, identificada pela adição da expressão Discussão antes de seu título, que serve como espaço de manifestação de opiniões e, obviamente, discussões sobre a forma como aquela página em questão está sendo escrita. A página de discussão deste glossário, por exemplo, se encontra em Wikisource Discussão:Glossário. Toda página de discussão também pode ser acessada pelo botão discussão localizado na barra superior da página. Também são chamados genericamente de páginas de discussão quaisquer páginas do Wikisource nas quais o objetivo de sua existência seja o de discutir aspectos do projeto (como a Esplanada). Ver mais em Wikisource:Página de discussão.

Portal[editar]

ou Portal temático. Uma página especial, localizada no domínio Portal, usada para reunir artigos diversos sobre um determinado tema. Os portais diferenciam-se das categorias na medida em que reúnem também dados e tarefas úteis para o trabalho da comunidade (como listas de artigos a traduzir, a expandir, a melhorar, etc).

Portal comunitário[editar]

A principal página de reunião dos assuntos da comunidade e do projeto do Wikisource.

Predefinição[editar]

É uma espécie de texto (ou layout) padronizado, facilmente inserível em qualquer página ou artigo através de apenas um código (normalmente o mais curto possível). É bastante útil quando da edição de múltiplos artigos sob um mesmo tema, que podem se beneficiar de uma tabela comum, com a ligação de cada artigo com os outros. Em inglês é conhecida como template e em espanhol como plantilla.

Proteção de páginas[editar]

É o ato, efetuado por um administrador, pelo qual uma página fica temporariamente prevenida de ser editada por um usuário não-administrador. A proteção de páginas é usada sempre como último recurso em casos de vandalismo recorrente, conflitos de edição ou similares. Algumas páginas do Wikisource, devido à sua demasiada exposição, são permanentemente protegidas. Este tipo de proteção prévia, porém, ocorre apenas com o consenso da comunidade.

Redirect[editar]

ou redirecionamento. Um comando especial, disposto em páginas de redirecionamento que faz com que o link que alveja esta página seja automaticamente redirecionado para uma outra.

Sock puppet[editar]

Costuma-se apelidar de sock puppets (algo como fantoche) as contas de um usuário além da sua conta principal. Tal fenômeno é normalmente visto com maus olhos, visto que contas diversas administradas por um único usuário podem desequilibrar o resultado de uma votação.

Subpágina[editar]

Uma página cujo endereço seja uma extensão de alguma outra página. Ela é obtida através do posicionamento de uma "/" (barra) após o título da página a possuir subpáginas.

Sumário de edição[editar]

Constitui-se de uma ou duas linhas de texto, inseridas por um usuário no momento de uma edição sua em qualquer página. É escrita no campo de formulário identificado como "Súmario", logo abaixo do campo de texto do artigo. Serve como uma síntese das alterações efetuadas por aquele usuário naquela edição específica, sendo visível no histórico do artigo.

Stewards[editar]

Stewards são usuários com privilégios globais, ou seja, com acesso direto a base da dados, podem dar e remover arbitrariamente níveis de acesso a usuários (administrador, burocrata, desenvolvedor, bot) em qualquer projeto da Wikimedia e pode bloquear a base de dados de uma wiki inativa.

Texto fonte[editar]

Um texto fonte é um texto do qual idéias ou informações são obtidas. Podem ser as chamadas fontes primárias, bem como as fontes secundárias, simultaneamente. Da expressão texto fonte em inglês com a palavra wiki surge o nome do projeto: Wikisource.

Troll[editar]

A palavra inglesa troll é usada em meios eletrônicos, na forma de um neologismo, para se referir a usuários que possuem um comportamente inadequado e inconseqüente. Nas páginas de discussão do Wikisource, em específico, é comum que os editores se refiram aos usuários que cometem vandalismo como trolls.

Unidade de texto[editar]

Uma unidade de texto é cada página que compõe uma obra. Por exemplo, Sobre o túmulo de um menino é uma unidade de texto que compreende a íntegra de uma obra, ao passo que O Último Concerto/V é uma unidade de texto que contém apenas um capítulo de uma obra.

Wiki[editar]

ou WikiWiki é um software colaborativo que permite a edição coletiva de documentos usando um singelo sistema e sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Veja mais em Wiki.

Wikibooks[editar]

Projeto irmão do Wikisource, hospedado na internet pela Wikimedia Foundation e responsável pela criação de um conjunto de livros didáticos e paradidáticos livres, segundo os mesmos preceitos da Wikipédia. Veja Wikilivros.

Wikcionário[editar]

Projeto irmão do Wikisource, hospedado na internet pela Wikimedia Foundation e responsável pela criação de um dicionário livre. Veja Wikcionário.

Wikificar[editar]

e wikificação. Um neologismo adotado em sítios do tipo WikiWiki. Diz respeito ao ato de configurar uma página do Wikisource através do padrão de formatação Wiki (utilizando-se de links externos, marcações de negrito, etc). No contexto do Wikisource, também pode se referir ao ato de tornar uma página compatível com as orientações do Livro de Estilo.

Wikimedia Foudation[editar]

Entidade sem fins lucrativos criada para gerenciar e hospedar todas as Wikipédias em todos os idiomas, bem como outros projetos (Wikicionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikinotícias, Wikispecies, Commons etc). Veja mais em Wikimedia Foundation.

Wikinews[editar]

e Wikinotícias. Veja Wikinotícias.

Wikipédia[editar]

A enciclopédia livre. Veja mais em Wikipédia.

Wikiquote[editar]

Veja Wikiquote.

Wikispecies[editar]

Veja Wikispecies.

Wikivoyage[editar]

Veja Wikivoyage.