Wikisource Discussão:Esplanada/Problemas de domínio público

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre

Informações defasadas. Por gentileza, verifique Wikisource:Esplanada/Problemas de domínio público, o retorno para maiores detalhes


Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

Formas de listagem[editar]

Adicionar as predefinições mencionadas abaixo será basicamente um trabalho assistido por bot. Não vai sobrar grandes trabalhos para vocês nisso, a não ser me responderem quando em perguntar pela wiki ou em privativo algum dado a mais de alguma coisa que algum de vocês tiver adicionado originalmente e que eu não tenha conseguido localizar por aqui ou pelos livros que tenho acesso de consulta. Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)

Já que surgiu esse problema, acho que seria interessante repensar a minha própria idéia de alguns meses atrás (das categorias de autores por sua data de falecimento, que supostamente facilitaria a interessados manusearem o acervo do Wikisource a encontrarem materiais). Abandona-se tais categorias, e já que o copyright nos EUA varia de acordo com a obra e não com o autor, o jeito é listar obra-a-obra, poema a poema, conto a conto, romance a romance. O único jeito de fazer isso sem prejudicar o acesso aos textos em si é utilizando as páginas de discussão, de forma parecida com que outros idiomas fazem.

Confeccionei a Usuário:555/sandbox/Predefinição:PD-old-non-US para ser usada na discussão de página de cada um dos textos afetados pela não compatibilidade de domínio público, e a silenciosa a ser inserida nos textos em si {{aba de copyright}}, que por um truque de javascript renomeia a aba de discussão para dados de copyright. Exemplo de uso (vejam bem o texto gerado nesse exemplo). A Usuário:555/sandbox/Predefinição:PD-old-non-US lista as páginas afetadas em uma categoria especial, forma reconhecível por bots para dar algum destino em massa em algo para alguma ocasião futura. Concordam com o uso dela?

Complementarmente, acho vital para pelo menos no caso desses textos problemáticos serem mencionadas as fontes de origem da obra digitalizada e do raciocínio de datação. Penso em ou adicionar um campo nessa predefinição ou fazer uma nova para isso. Como obviamente nem todos os lugares informam a data de primeira publicação de algo (e pelo que eu mesmo estive pesquisando em livros, para os casos de obras do Fernando Pessoa é muito mais fácil saber em que dia ele escreveu algo do que em que dia algo surgiu pela primeira vez em livro ou revista, dada a falta de preocupação dos editores mencionarem isso), a própria predefinição de PD-old-non-US possui um campo para casos de obras afetadas pela margem de anos que não é possível saber a data de primeira publicação. Concordam também com isso? Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)

Alternativas de hospedagem[editar]

  • Antes de trazer o assunto para cá, antes mesmo de começar a escrever as páginas de ajuda enquanto analisava melhor a situação, comentei/perguntei sobre o tema na Esplanada do en.wikisource e, quando uma questão sobre os mesmos problemas de domínio público incompatível (mas enfrentados pelo Wikimedia Commons e pela he.wikipedia) foram mencionadas em listas de discussão da Wikimedia, apresentei uma idéia que não durou muito tempo:
  1. Criar wikis de tipos http://<idioma>.non-us.wikimedia.org, hospedadas em outros países que não os Estados Unidos, para alocar os materiais que não estivessem em domínio público nos Estados Unidos. Idéia baseada no repositório de softwares non-us que a Debian utilizou por motivos levemente similares até a algum tempo.
  2. Mesmo se fosse boa idéia, pelo que expuseram algumas coisas que eu não tinha pensado que a inviabiliza. Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)
  • Alternativa mais viável até o momento: o Yann mantém já a um certo tempo o http://www.wikilivres.info, atualmente com textos em francês e em inglês que tiveram de ser eliminados dos Wikisources de tais idiomas, mas que são de alguma forma de copyright livre ou sob licença flexível. Ele disse (um pouco por wikis, outro por IRC) que nem se oporia dos materiais em português com incompatibilidade de domínio público serem hospedados por lá, nem que manter tal site custe muito a ele. Os servidores que hospedam tal site estão no Canadá, que aparentemente possui leis menos insanas para copyright do que os Estados Unidos. Tanto se decidirem eliminar de imediato todos os materiais com problemas ou se formos forçados a os eliminar daqui e os disponibilizar em outro lugar, este me parece o local mais apropriado até agora. Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)

A recíproca é também verdadeira?[editar]

Se desta formos seguir essa política ao pé da letra, poderíamos incluir obras que estariam em domínio público segundo os padrões de licensa americano (p. ex., as obras publicadas antes de 1923)? Pessoalmente, se vamos continuar seguindo a legislação brasileira, acho que não seria muito ético, colocar aqui obras que estão em domínio público em outros países e não no nosso (variando conforme o caso, obviamente). Rafael, o Galvão 21:36, 28 Maio 2007 (UTC)

Acredito que devemos nos basear no copyright do país de origem. Se a obra está em PD no Brasil por ser de origem do Brasil, a aceitamos. Se está em PD nos EUA pelos EUA serem o país de origem, idem. Mas colocar uma obra brasileira pré-1923 não me soa adequado.
De qualquer jeito, se eu até sexta-feira não tiver perdido a preguiça para escrever sobre algo que eu andei descobrindo e que cai como uma luva pra gente, me xinguem, vandalizem a minha página de usuário, ou me bloqueiem. A en:Template:PD-1996 e a consulta a algumas leis antigas brasileiras e portuguesas revelaram coisas interessantíssimas ;) Lugusto 01:10, 29 Maio 2007 (UTC)