João Ferreira de Almeida (1819)/Exodo/III

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E apacentava Moyses o rebanho de Jethro seu sogro, Sacerdote em Midian: e levou o rebanho a tras do deserto, e veyo ao monte de Deus, a Horeb.
  2. E apareceo lhe o Anjo de JEHOVAH em huã chama de fogo do meyo de huã çarça: e olhou, e ei que a çarça ardia no fogo, e a çarça naõ se consumia.
  3. E Moyses disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visaõ, porque a çarça se naõ queime?
  4. E vendo JEHOVAH, que se virava para la a ver, bradou Deus a elle do meyo da çarça, e disse: Moyses, Moyses: e elle disse; eis me aqui.
  5. E disse: Naõ te chegues para ca: tira teus çapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás, he terra sancta.
  6. Mais disse: Eu sou o Deus de teu pae, o Deus de Abraham, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob: e Moyses encubrio seu rosto, porque temeo de ver a Deus.
  7. E disse JEHOVAH: Vendo tenho visto a affliçaõ de meu povo, que está em Egypto, e tenho ouvido seu clamor por causa de seus arrecadadores, porque conhecei suas dores.
  8. Portanto descendi pera livrálo da maõ dos Egypcios, e pera fazer sobilo desta terra, á huã terra boa e larga, á huã terra que mana de leite e mel: ao lugar do Cananeo, e do Hetheo, e do Amoreo, e do Pherezeo, e do Heveo, e do Jebuseo.
  9. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel he vindo a my: e tambem tenho visto a opressaõ, com que os Egypcios os oprimem.
  10. Vem pois agora, e eu te enviarei a Pharaó, paraque tires meu povo (os filhos de Israel) de Egypto.
  11. Entaõ Moyses disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Pharaó, e tire de Egypto os filhos de Israel?
  12. E elle disse: Certamente serei com tigo; e isto te será por sinal, de que eu te enviei: Quando ouveres tirado este povo de Egypto, servireis a Deus neste monte.
  13. Entaõ disse Moyses a Deus: Eis que vindo eu a os filhos de Israel, e dizendo lhes: O Deus de vossos paes me enviou a vosoutros; e elles me disseram: Qual he seu nome? que lhes direi?
  14. E disse Deus a Moyses: SEREI O QUE SEREI. Mais disse: Assi diras a os filhos de Israel: SEREI me enviou a vosoutros.
  15. E disse Deus mais a Moyses: Assi dirás a os filhos de Israel: JEHOVAH o Deus de vossos paes, o Deus de Abraham, o Deus de Isaac, e o Deus de Jacob, me enviou a vosoutros: Este he meu nome eternamente, e este he meu memorial de geraçaõ em geraçaõ.
  16. Vae e ajunta os Anciaõs de Israel, e dize lhes: JEHOVAH o Deus de vossos paes me apareceo, o Deus de Abraham, de Isaac, e de Jacob, dizendo: Visitando vos tenho visitado, e visto o que vos he feito em Egypto.
  17. Portanto eu disse: Farei vos sobir da affliçaõ de Egypto á terra do Cananeo, do Hetheo, e do Amoreo, e do Pherezeo, e do Heveo, e do Jebuseo, a huã terra, que mana de leite e mel.
  18. E ouviráõ tua voz: e irás, tu e os Anciaõs de Israel a el Rey de Egypto, e dirlhe heis: JEHOVAH o Deus dos Hebreo nos encontrou: agora pois deixa nos ir caminho de tres dias para o deserto, paraque sacrifiquemos a JEHOVAH nosso Deus.
  19. Porem eu sei, que el Rey de Egypto naõ deixará ir vos: nem ainda por huã maõ forte.
  20. Porque eu estenderei minha maõ, e ferirei a Egypto com todas minhas maravilhas, que farei no meyo delle: despois vos deixará ir.
  21. E eu darei graça a este povo em olhos dos Egypcios: e acontecerá que, quando sahirdes, naõ sahireis vazios.
  22. Porque cada mulher pedirá a sua vezinha e a sua hospeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestidos: os quaes poreis sobre vossos filhos, e sobre vossas filhas, e despojareis a Egypto.