Ajuda:Introdução

Wikisource, a biblioteca livre
(Redirecionado de Wikisource:Contribuindo)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Esta é uma introdução geral à Wikisource. Os links direcionam levam para páginas de introdução sobre aspectos particulares da Wikisource. Caso seja um iniciante, é aconselhável que leia primeiro esta página.

O que é a Wikisource?

A Wikisourcea biblioteca livre — é um acervo digital de livros e textos fontes que estejam em domínio público ou que possam ser utilizados livremente, de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 ou GFDL. Nosso objetivo é reunir a maior quantidade de textos fontes? em meio wiki para uso aberto.

A Wikisource é parte integrante da Fundação Wikimedia? e é um projeto-irmão da Wikipédia?, a enciclopédia livre.

Como você pode colaborar?

Há diversas maneiras de colaborar com a Wikisource:

  • Correção de erros: apesar de ser um projeto sério, alguns textos disponíveis na Wikisource podem apresentar erros de digitação, formatação ou das informações relacionadas ao autor, ano de publicação, etc. Além disto, é necessário colocar diversos textos em um formato padronizado para facilitar a leitura dos nossos visitantes.Você é convidado (a) a analisar e fazer estas correções analisando uma página aleatoriamente ou acessando a página Textos que precisam ser formatados.
  • Disponibilização de textos: se você encontrar um texto livre (em formato escrito, impresso ou digital) que você considera relevante para a Wikisource de acordo com as regras do projeto, não hesite em disponibilizá-lo. Lembre-se, no entanto, que este texto deve estar explicitamente de acordo com as normas do projeto antes de você submetê-lo. Para inserir um texto na Wikisource, leia a página Adicionando Textos.
  • Tradução de textos: a Wikisource está disponível em diversos idiomas e você pode traduzir textos que estejam em domínio público de outros idiomas para a língua portuguesa. Apenas considere que, como um projeto wiki, outras pessoas podem editar em conjunto com você, de modo que uma tradução nunca é propriedade de apenas um editor mas de toda a comunidade.
  • Transcrição: a Wikisource apresenta conteúdos em seu formato original e é necessário transcrever estes textos no formato wiki. Um exemplo deste tipo de trabalho está em O Barão de Lavos. Você pode auxiliar neste processo, acessando as páginas de Originais a serem revistos.

Algumas considerações que você deve ter ao colaborar com a Wikisource

  • Não tenha medo de contribuir. Caso você cometa algum engano, alguém poderá corrigi-lo. Nós somos uma comunidade de editores de mútua ajuda e nos sentiremos gratos em lhe ajudar quando necessitar. Você poderá adicionar ou editar textos na hora em que desejar, estando logado no projeto ou não. Você poderá conversar com a comunidade na página na Esplanada. Antes de adicionar novas páginas, no entanto, continue lendo estas páginas introdutórias.
  • O que eu ganho colaborando? Apesar de não haver ganhos financeiros, há diversos ganhos materiais e imateriais em colaborar em projetos livres como a Wikisource:
  • Você estará resgatando, armazenando e disponibilizando para o público geral muitos textos que estão dispersos em diferentes mídias, não são de fácil acesso ou que não estão disponíveis. Textos em domínio público deveriam estar acessíveis a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, mas isto infelizmente não acontece quer por motivos de formato e armazenamento (por exemplo, um único exemplar de um livro impresso antigo em uma biblioteca isolada) ou devido a interesses particulares que não querem disponibilizar estes conteúdos ao grande público.
  • Você poderá treinar de forma prática suas habilidades pessoais de tradução, catalogação, arte entre outros recursos. Você é aluno de inglês? Você pode treinar suas habilidades traduzindo obras de Edgar Allan Poe, por exemplo. Você é da área de tecnologia? Precisamos de diversas ferramentas automatizadas para extrair dados de livros antigos, formatá-los e disponibilizá-los. Você é da área de Direito? Há diversos projetos na Wikisource para catalogar as leis disponíveis de diversos países e oferecê-las em um formato amigável ao público geral. Para o que você for, poderá participar ativamente da Wikisource.
  • Você irá conhecer outros usuários em diversos países e idiomas com os mesmos interesses que você. Nesta Wikisource há colaboradores de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique, dentre outros países lusófonos. Além disto, nas atividades da Wikisource, mantemos comunicação com pessoas de projetos em outros idiomas.

As pessoas estão constantemente aprimorando a Wikisource adicionando novos textos ou complementando os já existentes. A página Mudanças recentes lista as alterações mais recentes. No momento, possuímos 36 068 páginas de unidades de texto?. Faça parte!

Como usar a Wikisource (em 5 minutos)?

Abas (Tabs)

No topo de cada página estão disponíveis um conjunto de abas que permitem acessar e editar uma página. As abas principais são:

  • Texto: onde você pode acessar o conteúdo do texto em questão.
  • Discussão: onde você pode acessar possíveis discussões dos editores sobre um texto em questão.

Ao lado das abas principais há um conjunto de abas secundárias que permitem editar uma página:

  • Editar: abre uma interface para editar o texto de uma determinada página.
  • Ver histórico: apresenta uma lista de todos os editores de uma determinada página. Se você estiver logado, seu usuário aparecerá nas listas de edições. Caso não esteja logado, seu número IP estará associado às edições.

Menu de navegação

Ao lado esquerdo do site da Wikisource, você possui um conjunto de links para acessar páginas importantes do projeto. As principais para os iniciantes são:

  • Página principal: apresenta a página inicial da Wikisource.
  • Portal comunitário: uma lista de documentações e ferramentas do projeto.
  • Mudanças recentes: lista as edições mais recentemente feitas no Wikisource.
  • Em outros idiomas: menu que liga para páginas equivalentes a que se está vendo no momento em outros idiomas da Wikisource.