João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XIII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Assi subio Abram de Egypto para a banda do Sul, elle e sua mulher, e tudo o que tinha, e com elle Loth.
  2. E hia Abram carregado muyto com gado, e com prata, e com ouro.
  3. E foi por suas jornadas da banda do Sul até Bethel, até o lugar aonde no principio estivera sua tenda, entre Bethel e Ai.
  4. Até o lugar do altar que d'antes ali tinha feito; e invocou là Abram o nome de JEHOVAH.
  5. E tambem Loth, que hia com Abram, tinha ovelhas, e vacas, e tendas.
  6. E naõ os soportava a terra para habitarem juntos; porquanto sua fazenda era muita; de maneira que naõ podiaõ habitar juntos.
  7. E houve contenda entre os pastores do gado de Abram, e entre os pastores do gado de Loth: habitavaõ tambem entaõ os Cananeos e os Pherezeos naquella terra.
  8. E disse Abram a Loth: Ora naõ aja porfia entre my e entre ty, e entre meus pastores, e entre teus pastores, porque varoẽs irmaõs somos.
  9. Naõ está toda a terra diante de tua face? Ea pois, aparta te de my; se escolheres a maõ esquerda, eu irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
  10. E levantou Loth seus olhos, e vio toda a campina do Jordaõ, que toda a regava: Antes que JEHOVAH destruira a Sodoma e Gomorra, era como a horta de JEHOVAH, como a terra de Egypto, aonde entras em Zoar.
  11. E Loth elcolheo para si toda a campina do Jordaõ, e partiose Loth para a banda do Oriente, e apartaraõ se o hum do outro.
  12. Habitou pois Abram na terra de Canaan; e Loth habitou nas cidades da campina, e armou suas tendas até Sodoma.
  13. E eraõ os varoẽs de Sodoma maos, e grandes pecadores contra JEHOVAH.
  14. E disse JEHOVAH a Abram, despois que Loth se apartou delle: Levanta agora teus olhos, e olha desdo lugar aonde estás, para a banda do Norte; e do Sul, e do Oriente, e do Occidente.
  15. Porque toda esta terra que ves, te hei de dar a ty, e a tua semente, para todo sempre.
  16. E porei tua semente como o pó da terra; de maneira que se alguem poder contar o pó da terra, tambem tua semente será contada.
  17. Levanta te, vae por esta terra, por sua longura, e por sua largura: porque a ty a darei.
  18. E Abram armava tendas, e veio, e habitou nos carvalhaes de Mamre, que estaõ junto a Hebron; e edificou ali hum altar a JEHOVAH.