João Ferreira de Almeida (1819)/Genesis/XIV

Wikisource, a biblioteca livre
  1. E aconteceo nos dias de Amraphel Rey de Sinear, de Arioch Rey de Ellasar, de Quedor Laomer Rey de Elam, e de Thideal Rey das gentes.
  2. Que estes fizeraõ guerra a Bera Rey de Sodoma, e a Birsa Rey de Gomorra; a Sinab Rey de Adama, e a Semeber Rey de Zeboim, e a o Rey de Bela, esta he Zoar.
  3. Todos estes se ajuntaraõ no valle de Siddim, que he o mar de sal.
  4. Doze annos aviaõ servido a Quedor Laomer, porèm a os treze annos rebelaraõse.
  5. E a os quatorze annos veyo Quedor Laomer, e os Reys que estavaõ com elle, e feriraõ a Rephaim em Asteroth Carnaim, e a Zuzim em Ham, e a Emim em Schave Quiriathaim.
  6. E a os Horeos em sua montanha de Seir, até a campina de Paran, junto a o deserto.
  7. Despois tornaraõ e vieraõ a En Mispat, que he Cades, e feriraõ toda a terra dos Amalequitas; e tambem a o Emoréo, que habitava em Hazezon Thamar.
  8. E sahio o Rey de Sodoma, e o Rey de Gomorra, e o Rey de Adama, e o Rey de Zeboim, e o Rey de Bela, esta he Zoar: e ordenaraõ batalha contra elles no valle de Siddim.
  9. Contra Quedor Laomer Rey de Elam, e Thideal Rey das gentes, e Amraphael Rey de Sinear, e Arioch Rey de Ellasar: quatro Reys contra cinco.
  10. E o valle de Siddim estava cheyo de poços de betume: e fugiraõ o Rey de Sodoma e de Gomorra, e cairaõ ali: e os de mais fugiraõ para a montanha.
  11. E tomaraõ toda a fazenda de Sodoma e Gomorra, e todo seu mantimento, e foraõ se.
  12. Tambem tomaraõ a Loth filho do irmaõ de Abram, e sua fazenda, e foraõ se; porquanto habitava em Sodoma.
  13. Entaõ veyo hum que escapou, e denunciou o a Abram o Hebreo, que habitava nos carvalhaes de Mamre do Emoréo, irmaõ de Escol, e irmaõ de Aner, que eraõ os confederados de Abram.
  14. Ouvindo pois Abram que seu irmaõ era preso, armou a seus criados, nacidos em sua casa, trezentos e dezoito, e perseguio os até Dan.
  15. E dividio se contra elles de noite, elle e seus criados, e ferio os, e perseguio os até Hoba, que está á maõ esquerda de Damasco.
  16. E tornou a trazer toda a fazenda, e tambem a Lorh seu irmaõ; e tornou a trazer sua fazenda; como tambem as mulheres, e o povo.
  17. E o Rey de Sodoma sahio lhe a o encontro (despois que tornou de ferir a Quedor Laomer e a os Reys que estavaõ com elle) até o valle de Schave, que he o valle del Rey.
  18. E Melchizedek Rey de Salem trouxe paõ e vinho: e era este Sacerdote de Deus altissimo.
  19. E abençoou o, e disse: Bendito seja Abram de Deus altissimo, possessor do ceo e da terra.
  20. E bendito seja o Deus altissimo, que entregou teus inimigos em tua maõ; e deu lhe os dizimos de tudo.
  21. E o Rey de Sodoma disse a Abram: Dá me as almas, e a fazenda toma para ty.
  22. Porèm Abram disse a o Rey de Sodoma: Levantei minha maõ a JEHOVAH o Deus altissimo, possessor do ceo e da terra.
  23. Se desde hum fio até a correa de hum capato, ou cousa alguã tomar de tudo o que he teu: paraque naõ digas: Eu enriqueci a Abram.
  24. Fora somente do que os mancebos comeraõ, e a parte dos varoẽs que comigo foraõ, Aner, Escol, e Mamre, estes tomem sua parte.