Página:Alice Pestana (Caiel) - Retalhos de verdade (1908).pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre

18
Collecção Antonio Maria Pereira

 

Como sustentar duas criadas? A cozinheira foi despedida. Subido um pouco o ordenado, a criada de fóra consentiu em fazer tambem a comida, sob condição de que se sugeitassem os menus a uma exemplar singeleza. Esta condição era tambem reclamada pelas circumstancias economicas da casa.

A Chica arranjou o vestido do lucto n'uma modista barata. Fez ella propria o chapeu de escomilha. Toda a sua preoccupação agora era gastar pouco. Calculou supprimir durante muito tempo a conta do sapateiro, não saindo. De comida, cortava para si todas as cousas caras, pretextando, para não ouvir os commentarios inuteis do Antonio, que essas cousas lhe faziam mal. Não punha em si cousas que tivessem de ir á engommadeira. Reduziu o numero de bicos de gaz accesos toda a noute. Deixou completamente de comprar flores.

E, com todas estas medidas e outras da mesma indole, não conseguia vencer o terrivel deficit, nunca inferior a vinte mil réis mensaes na conta corrente.

O Antonio commentava a seu modo os gástos, mas contribuia pouco para o equilibrio orçamental. Estava muito longe de poder chamar-se em nenhum sentido uma pessoa de boa boca.