Página:Histórias diversas (Mml obr0050).pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
30
MONTEIRO LOBATO

— Ali naquele galho! — e Dona Benta fez sinal com o dedo. Pedrinho olhou e também franziu a testa.

— Não estou entendendo nada. vovó. Parece jabuticaba — e trepou para ver de perto — e viu e colheu duas ou três, descendo em seguida. E com cara de assombro:

— Veja, vovó que coisa prodigiosa! Jabuticabas! Esta pitangueira está dando jabuticabas!...

Dona Benta teve uma resposta filosófica.

— Meu filho, pode ser que você engane Emília ou Narizinho; mas quem tem mais de sessenta anos de experiência neste mundo sabe que as leis naturais não sofrem exceções. Se esta pitangueira está dando jabuticabas, isso não quer dizer que tenha havido mudança nas coisas, e sim que algum "espírito santo de orelha" fez o milagre — e sacudiu o queixo do menino.

Dona Benta não "caiu", mas Narizinho caiu. Quando, pouco depois, veio ao pomar em busca de mangas e deu com abacates na mangueira, foi voando contar aos outros.

— Venham ver a maravilha! A mangueira está dando abacates!... — E ao saber que era reinação de Pedrinho, não se zangou, tratou mais foi de ir buscar a tia Nastácia a fim de passar adiante o logro.

A negra caiu como uma pata choca. Assombrou-se da mangueira estar dando abacates e de nascerem jabuticabas na pitangueira. E quando Pedrinho veio com a história de que aquilo só podia ser caduquice de árvores muito velhas, concordou imediatamente.

— Pois é isso mesmo: caduquice! Árvore é tal e qual gente. Nasce, cresce, caduca e morre — tudo igualzinho ...

Dessa brincadeira nasceu no Visconde de Sabugosa a idéia de fazer que as árvores dessem realmente duas ou três frutas diferentes, por meio de enxertos. O Visconde possuía profundos conhecimentos de genética, que é a ciência da hereditariedade, ou dos filhos puxarem os pais. E tantos e tão hábeis enxertos fez naquele pomar, que vinha gente de longe ver os "milagres". Entre os visitantes apareceu por lá, um dia ... sabem quem?