Página:Histórias diversas (Mml obr0050).pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
40
MONTEIRO LOBATO

E a invenção ainda cresceu de vulto quando Emília teve a grande idéia de verificar se as árvores também pensavam. A primeira experiência foi feita com a sua pitangueira, por meio da ligação do fio com uma folha — e que lindos pensamentos têm as pitangueiras! Também experimentaram as laranjeiras, as mangueiras, as jabuticabeiras e as goiabeiras, verificando que as árvores de frutas gostosas pensam com muita clareza e elevação de idéias. Já os pensamentos dos pés de limão mostraram-se azedos, e os dos pés de pimenta singularmente ardidos.

— E a jaqueira? — lembrou Emília. — Que será que pensa uma jaqueira enorme como a nossa? — e levou para debaixo da jaqueira o psicocaptor, com todo o bando atrás.

A jaqueira do Picapau Amarelo sempre teve fama de ser a mais velha e maior árvore da zona. Tinha uma copa de trinta metros de diâmetro, e um tronco, na altura dum peito de homem, de três metros. Produzia jacas enormes, algumas até de duas arrobas, que quando bem maduras caíam por si mesmas e esborrachavam-se no chão, espirrando favos. E como a estação fosse própria, lá estava a velha jaqueira com mais de vinte enormes jacas maduras, prestes a caírem.

Emília colocou o aparelho no chão e ligou o fio á casca da árvore, porque as folhas ficavam muito alto. E colou o ouvido para "psicaptar". O que, porém, aconteceu, absolutamente não estava no programa — ou foi vingança da lampreia?

— Que foi que aconteceu?

— Nada menos que isto: assim que ela colou o ouvido no aparelho e começou a ouvir, uma jaca madura desprendeu-se lá BNão aidicionar a ilustração.