Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/193

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
185

Accordo sempre bem disposto, mas não esqueço que podem surgir acontecimentos desagradaveis e estou preparado contra elles: o edificio pega fogo e arde completamente, o artigo de jornal me aggride por eu ter feito ou deixado de fazer qualquer coisa, por ter dito uma phrase que não tive a intenção de dizer.

Ha dois annos, ao cabo dum trabalho continuo de dezenove annos, tomei uns mezes de ferias, quasi obrigado por alguns amigos que me puzeram nas mãos a quantia necessaria a uma viagem á Europa.

Como já disse, acho que devemos tratar da saude, curar os pequenos males, meio de afastar os grandes. Se tenho insomnias, sei que ha um desarranjo cá por dentro, e quando um orgam se atrapalha, consulto o medico. É uma felicidade podermos dormir quando queremos. Hoje, em qualquer parte onde me ache, encosto-me para uma somneca de vinte minutos e levanto-me repousado.

Escrevi que não gosto de deixar occupações de um dia para outro. Exceptuo os casos de importancia, as questões de sentimento: julgo então razoavel delongar, ouvir minha mulher ou os amigos.

Chego ás leituras. Infelizmente não me sobra para ellas muito tempo. Aproveito as horas de viagens, leio os jornaes, que me dão prazer. Não tolero as obras de ficção, é com difficuldade que vou ao fim dum romance famoso. A literatura que