Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/86

Wikisource, a biblioteca livre
78
BOOKER T. WASHINGTON

alguns dias sem resposta; afinal um domingo á tarde chegou um telegramma com estas palavras: “Booker Washington convem. Mande-o immediatamente”.

Mestres e alumnos trouxeram-me parabens pelo convite. Parti para Tuskegee. Demorei-me um pouco na Virginia Occidental, onde visitei a minha gente.

Tuskegee era uma cidadezinha de dois mil habitantes, mais de metade pertencentes á raça negra. Situava-se na parte chamada a Cintura Negra, onde a população de côr é o triplo da branca, e em alguns lugares, o sextuplo. Acho que a expressão Cintura Negra serviu a principio para designar uma região de solo escuro. Effectivamente a terra é negra e muito fertil. Por isso os escravos foram para lá transportados em grande numero. Mais tarde, especialmente depois da guerra, a expressão tomou um sentido exclusivamente politico e applica-se aos Estados onde os negros estão em maioria.

Esperei, chegando em Tuskegee, achar uma escola installada, prompta para funccionar. Imaginem a minha decepção: não encontrei nada. Em compensação havia centenas de criaturas desejosas de instruir-se.

A legua e meia da estrada de ferro, a que se ligava por um ramal, Tuskegee era o ponto ideal