Wikisource:Sobre

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa

O Wikisource — a biblioteca livre — é um projeto da Wikimedia Foundation que, de forma colaborativa, reúne um conjunto de textos que possuam valor histórico-cultural e que sejam compatíveis com a licença CC-BY-SA 3.0 (Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença).

A intenção do projeto é tornar disponível a um público amplo documentos históricos, obras literárias e científicas, dentre outros materiais que possam ter valor histórico ou cultural. Não são aceitos materiais inéditos ou não publicados. Veja mais em Wikisource:O que o Wikisource inclui.

No entanto, apenas obras em domínio público ou compatíveis com a licença CC-BY-SA podem ser disponibilizadas no Wikisource. Obras que possuam proteção por direitos autorais ou restrições de uso devem ser removidas o quanto antes do sítio. Tal política de direitos autorais acaba fazendo com que traduções de obras que já estejam em domínio público não sejam muito frequentes em tal projeto; no entanto, a tradução feita por um indivíduo (ou por um grupo) de obras tidas como relevantes é estimulada, sendo este um dos diferenciais do Wikisource em comparação com outras bibliotecas virtuais.

Outro ponto de diferenciação com outros acervos, além do uso livre dos textos e do estímulo à tradução, é que, por se tratar de uma wiki, qualquer pessoa pode digitalizar textos em domínio público que não se encontrem na Internet e os disponibilizar através do Wikisource.

As obras digitalizadas podem, ainda, receber notas de rodapé com esclarecimentos sobre determinados trechos das mesmas, ou links em determinadas palavras que remetam o leitor a outro projeto da Wikimedia, como, por exemplo, verbetes da Wikipédia ou do Wikcionário.

Ver também[editar]