Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/87

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
79

para uma escola. No tempo da escravidão havia sido um centro de educação para os brancos. Realmente achei o nivel intellectual delles mais elevado ahi que em outros lugares. Os pretos eram ignorantes, mas não haviam cahido no vicio e na abjecção, o que se dá nas classes inferiores das grandes cidades. E por felicidade negros e brancos mantinham relações cordiaes. Um exemplo: a maior loja de quinquilharia da cidade tinha dois proprietarios, um branco e um negro, que viveram juntos até a morte deste ultimo.

Um anno antes da minha chegada em Tuskegee, alguns negros, sabendo o que se fazia em Hampton, tinham pedido á assembléa do Estado a quantia necessaria para a fundação duma escola normal. Fôra concedida a somma annual de dois mil dollars, mas este dinheiro, segundo me disseram, só podia ser despendido com ordenados de professores. E nada havia para a compra do terreno, construcção do edificio e installação da escola. A empresa não me parecia facil. O que me consolava era ver negros cheios de enthusiasmo, sempre dispostos a offerecer-me os seus serviços para que a idéa não fosse por agua abaixo.

Procurei um lugar conveniente. Depois de percorrer a cidade, o que achei melhor foi uma cabana em ruina, dependencia duma velha igreja methodista que os pretos utilizavam. Igreja e ca-