Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/91

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
83

quando era possivel, a mãe suspendia a tarefa e ia amammental-o. O jantar e a ceia eram pouco mais ou menos iguaes ao almoço.

Todos os dias da semana se passavam desse geito, excepto o sabbado e o domingo. No sabbado a familia ia á cidade, fazer compras. Com o dinheiro que havia uma pessoa em dez minutos faria os negocios necessarios; comtudo o pessoal ficava o dia inteiro na cidade; passeando nas ruas, as mulheres fumando e tomando tabaco. O domingo era gasto em meetings.

Nos lugares que percorri achei, com poucas excepções, as colheitas hypothecadas e os lavradores cobertos de dividas.

O Estado não pudera construir escolas no campo, de modo que geralmente as aulas se davam nas igrejas ou em cabanas de madeira, desabrigadas. Como não havia lá dentro nenhum aquecimento, fazia-se um fogo no pateo, onde mestres e alumnos se accommodavam, quando era preciso. Em regra os professores eram lamentavelmente mal preparados e tinham fraco valor moral. As aulas duravam de tres a cinco mezes por anno. Material quasi nenhum: apenas um rude quadro negro. E um dia vi cinco meninos estudando num livro unico. Dois, sentados, seguravam o volume; dois, em pé, olhavam por cima dos hombros dos primeiros; o quinto,