Página:Segunda carta apologetica em favor e defensa das mulheres (1761).pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
(10)

Sagrada Theologia eſpeculativa; penetrou os ſegredos mais reconditos da Filozofia; e na Medicina foy aſſombro e inveja dos profeſſores daquelle ſeculo. Soube tanto regular-ſe pelas regras da Farmaca que chegou a viver 133 annos Eſtando ja de cama, pela fraqueza lhe impedir os paſſos, tomando-ſe o pulſo, diſſe: Para eſte caſo naõ dá regras a Medicina, ſalvo mudaſſe a natureza. Preparado por ſua maõ hum remedio, o tomou, pedio os Sacramentos, deo a alma ao Creador.

D. Sebaſtiana de Magalhaens, filha de Lisbõa, do Capitam Ruy Soares de Magalhaens, foy ſum- mamente diſcreta, e inſtruida nas hiſtorias particulares do Reyno, e dos Authores Latinos, Cicero e Terencio, repetindo os ſucceſſos com a formalidade, que eſtavaõ eſcritos. Eſcreveo em latim hum Epithome de todos os Monarchas Francezes, o qual offereceo a Anna Tanaquel de Feure, Senhora Franceza. Eſtudava Filozofia, quando a morte a levou com os eſtudos, que davaõ eſperanças de grandes progreſſos.

Thomazia Nunes, natural da Cidade da Guarda, de humilde naſcimento, perfilhou-le illuſtre nos eſtudos da Filozofia, Arithemetica, Muzica, e Architectura. Riſcava, e pintava com igual perfeiçaõ. Deixou eſcritos dous livros em folio com o titulo: Ideas ſingulariſſimas. Ordenou huma Arte de Rhetorica, que intitulou: Nova Arte de bem fallar.

Paula de Sá, Portugueza,foy excellente Poe-

tiza: