Página:Segunda carta apologetica em favor e defensa das mulheres (1761).pdf/11

Wikisource, a biblioteca livre
(11)

tiza: Eſcreveo muitas Obras, que ſe imprimiraõ debaixo de outro nome. Foy celebre na Eſcultura, e nas linguas, que fallava com promptidaõ. Applicou-ſe ás hiſtorias, e teve vaſta erudiçaõ na Latina, e na Romana.

Quiteria Borges, e Natalia de Souza, naturaes de Coimbra, foraõ de animo taõ ardente, que no mesmo dia, que chegou a noticia á dita Cidade da felice Acclamaçaõ de ElRey D. Joaõ o IV., ſahiraõ á rua armadas com eſpada, e rodella, ſolicitando os animos de todos os Cidadaons, e povo, para as acclamaçoens, e vivas. Sahiraõ as Juſtiças a rondar as ruas, que Quiteria, e Natalia com vozes de liberdade andavaõ correndo ameaçando de morte aos que o naõ reſpeitaſſem, e reconheceſſem por verdadeiro, e legitimo Rey.

Gervazia Antunes, natural da Villa de Almada, filha de Pays humildes, foy de taõ intrepido valor, que ouvindo dizer que em certo lugar da Villa andava huma fantaſma rezoluta le armou com hum groſſo paõ na maõ, e ſe foy ao dito ſitio; aviſtando o vulto da fantaſma, eſta ſe veio chegando para Gervazia, e eſtando já baſtantemente aproximada, lhe diſſe deſtemida, levantando o paõ, que lhe declaraſſe quem era, e o que queria, ſe naõ que entendeſſe que lhe morreria nas maõs. Veio a conhecer fer induſtria de hum ladraõ para lucrar melhor o ſeu officio, que ſe ſe lhe naõ de clara infallivelmente

o mata. Nas forças foy agigantada; por que abalando huma oliveira de vinte annos, a rendeo

pelo