Página:Segunda carta apologetica em favor e defensa das mulheres (1761).pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre
(12)

pelo meyo. Arrancou huma grande parreira com todas as raizes pegadas. Levantava com os dentes hum ſacco de trigo de cinco, e ſeis alqueires, e chegou a quebrar com os dedos huma moeda de prata de tres toſtoes, ganhando por apoſta 6400.

Agora fico perſuadida, que V. C. eſtará plenamente ſatisfeito; e ſe acazo conſerva ainda algum remorço, veja o Theatro das Heroinas Portuguezas, que ſaõ dous tomos de folio, e nelle achará para tudo razoens, que lhe baſtem e mulheres, que o confundaõ. Conſulte tam- bem a Seneca, Author grave, e veja que, a naõ dizer muito, conſtitue as mulheres em tudo, e por tudo iguaes a os homens; em todas as diſpozicoens, ou faculdades naturaes, e eſtimaveis. Permita-me licença que feche eſla Carta com ſuas formaes palavras, pois creyo que V. C. tambem ſabe os ſeus dous dedos de Latim.

Quis autem dicat naturam maligne cum muliebribus ingeniis egiſſe, & virtutes illarum in arctum retraxiſſe? Par illis (mihi crede) vigor, par ad boneſta (libeat) facultas eſt. Laborem, doloremque ex æquo, ſi conſuevere, patiuntur. Naõ moleſto mais a V. C. a quem dezejo avultadas felicidades &c.

FIM.
Omnia ſub correctione S. R. E.
J. M. E.

LI-