Página:Segunda carta apologetica em favor e defensa das mulheres (1761).pdf/6

Wikisource, a biblioteca livre
(6)

gado o mais formozo. Os povos da Gangarida (terra álèm dos Ganges) elegiaõ para Rey o mais formozo, e tanto que algum naſcia, e chegava á idade de dous mezes, o levavaõ a Juizo, e ſe era feyo, o matavaõ, dizendo que de couſa feya naõ ſe podia eſperar couſa bóa. A Archidemo, Rey, mulctaraõ os ſeus povos por ſe ter cazado com mulher de pouca prezença, ſentindo que deſte conſorcio naõ poderiaõ naſcer Reys, ſenaõ regulos.

He tem duvida certiſſimo, que a formozura naſceo para perſuadir reynar, e avaſſallar os coraçoens, e apartar de ſi prezumpçoens indignas da ſua nobreza, porque ella meſma naõ he outra couſa, que imperio da fórma ſobre a materia. Queira Deos que V. C. entenda iſto. De Moiſés, ainda menino, conta Theofilato, que eſtando já para lhe tirarem tyrannamente a vida, ſe rio, e olhou com ſemblante grato, e a migavel para quem o queria matar; e deſte modo livrou na ſua belleza a ſua vida. Eſtes factos ſaõ indubitaveis, e bem a favor da formozura; pelo que fica claro ſer ella a motora de todo o bem, e naõ authora de todo o mal.

V. C. deve ſaber, e advertir, que a mulher menos feya de todas, poſta em Grecia, ſeria a ruina, e incendio de Troya, do meſmo modo que foy a decantada Helena; e poſta no Palacio de ElRey D. Rodrigo, ſeria, como Caba foy, a perdiçaõ das Heſpanhas. Nos paizes, em que as mulheres ſaõ menos formozas, como ſaõ as Necalitas (de quem Deos nos livre, e que V. C.

traz