Página:Segunda carta apologetica em favor e defensa das mulheres (1761).pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
(8)

fante D. Duarte, que cazou com o Principe de Parma, foy de claro juizo, e aguda intelligencia; fallavana lingua Latina, comprehendeo a Grega, e naõ ignorava as Filozofias. Nas Mathematicas foy muito douta; e na ſciencia da Eſcritura Sagrada teve tal erudiçaõ, que repetia de memoria os Oraculos de hum, e outro Teſtamento.

Sor Magdalena Eufemia da Gloria, Religioſa bem conhecida no Convento da Eſperança, da nobre familia dos Limas, e Souzas, eſcreveo em elegante eſtylo a Hiſtoria davida de Santa Roza de Santa Maria, que corre impreſſa debaixo do Annagrama literal de D. Leonarda Gil da Gama, em oitavo. Outro livro de Novellas exemplares debaixo do meſmo Annagrama, que tráz por titulo: Brados do Dezengano contra o profundo ſomno do esquecimento. E outros muitos manuſcriptos eruditos, e elegantes.

Sor Violante do Ceo,baptizada na Sé de Liſbõa, foy Religioſa da Roza, teve hum raro engenho para todo o genero de compoziçoens metricas nas linguas Portugeza, e Caſtelhana. Tundo de idade 16 annos compòs a Comedia de Santa Eugenia intitulada: La transformacion por Dios. Entre os encomios, que ſe aprezeataraõ a Filippe III. de Caſtella quando obtendo ele Reyno de Portugal ſe achava em Liſbõa, os ſeus, pelo voto de todos, tiveraõ os mayores applauzos. ElRey D.Joaõ o IV., a Rainha D. Luiza,o Principe D. Theodozio, e todos os Grandes do Reyno faziaõ o merecido aprego das ſuas

Poe-