Página:Segunda carta apologetica em favor e defensa das mulheres (1761).pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
(9)

Poezias. Ha della muitos Romances avulſos, e outros muitos verſos manuſcriptos. Deixou duas Comedias, que intitulou: El Hijo, Eſpozo, y Hermano; e La Victoria por la Cruz. Em o anno de 1728 ſe emprimio neſſa Corte hum Manual da Miſſa com ſeus Soliloquios, e algumas Oraçoens devotas, que ella tinha deixado manuſcripto.

D. Archangela Jozefa de Souza, de Lisbõa, filha do Doutor Antonio Carvalho de Souza, teve taõ felice memoria, que ſabia de cór o primeiro, e o ſegundo livro das Eneidas de Virgilio', e de Ovidio os cinco livros dos Triſtes. Em dous dias aprendeo a bordar primorozamente. Eſcreveo em dous tomos de folio a vida de Santa Catharina de Sena. Outro, que intitulou: Regras para conſervar a ſaude. Traduzio na lingua Portugueza as obras de Luiz de Gongora illuſtrado com bellas notas, e a naõ morrer de 24 annos deixaria muitas outras.

D. Roza Maria Clara de Lima, natural de Lisbõa, filha de Miguel da Silva de Lima, nos primeiros annos de ſua idade moſtrou taõ raro engenho, que lhe deraõ ſeus Pays Meſtres, de quem aprendeo com facilidade as linguas Latina, Italiana, Franceza, Alemaã, e Ingleza. Na muzica, e nos inſtrumentos excedeo a todas as Heroinas do ſeu tempo. Tambem morreo de tenra idade, no anno 1733.

D. Maria de Lancaſtre, Senhora Portugeza, foy de grande juizo, e muito applicada aos Eſtudos: comprehendeo difficillimos pontos da

-

Sagra-