Página:A cidade e as serras (1901).pdf/84

Wikisource, a biblioteca livre
70
A cidade e as serras

E de novo roçou os buracos d’onde espreitam os numeros negros, e com o seu enlevado sorriso murmurou: — «Prodigiosa, esta prensa electrica!...»

Jacintho accudiu:

— Não! Não! Esta é...

Mas ella sorria, seguia... Madame de Treves não comprehendera nenhum apparelho do meu Principe! Madame de Treves não attendera a nenhuma dissertação do meu Principe! N’aquelle gabinete de sumptuosa Mechanica ella sómente se occupára em exercer, com proveito e com perfeição, a Arte de Agradar. Toda ella era uma sublime falsidade. Não escondi a Danjon a admiração que me penetrava.

O facundo Academico revirou os olhos bogalhudos:

— Oh! e um gôsto, uma intelligencia, uma seducção!... E depois como se janta bem em casa d’ella! Que café!... Mulher superior, meu caro senhor, verdadeiramente superior!

Deslisei para a bibliotheca. Logo á entrada da erudita nave, junto da estante dos Padres da Egreja onde alguns cavalheiros conversavam, parei a saudar o director do Boulevard e o Psychologo-feminista, o auctor do Coração Triple, com quem na véspera me familiarisára ao almoço, no 202. O seu acolhimento foi paternal: e, como se necessitasse a minha